Informação & Inovação

17 praias estão “impróprias” no Litoral Norte

Praias

17 praias estão “impróprias” no Litoral Norte neste Carnaval. Ou seja, a Cetesb não recomenda banho de mar nestes locais por pelo menos 3 dias ou até nova inspeção.

O boletim semanal de balneabilidade da última quinta-feira (24) aponta que em Ubatuba as praias do Iperoig, Itaguá (altura Av. Leovegildo, 1724), Perequê-Mirim, Lázaro, Domingas Dias, Dura e Lagoinha (altura Av. Engenho Velho) estão com bandeira vermelha.

São Sebastião tem duas praias impróprias; da Cigarras e São Francisco. Caraguatatuba tem uma praia está imprópria; a do Indaiá.

Praias
Indaiá

Sete praias em Ilhabela estão com bandeira vermelha: Armação, Sino, Barreiros Sul, Saco da Capela, Itaquanduba, Itaguaçu e Portinho.

Vale repetir, a CETESB recomenda não tomar banho nas praias classificadas como impróprias para evitar riscos à saúde com exposição á bactérias, vírus e protozoários.

O que é Balneabilidade das praias ?

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.

Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos. Estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se as condições de balneabilidade em um determinado local são favoráveis ou não; pode-se definir, inclusive, classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários.

Praias
Itaguá

Fatores que influem na balneabilidade

O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais. Diversos são os fatores que condicionam a presença de esgotos nas praias.

  • Existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos
  • Existência de córregos afluindo ao mar
  • Afluência turística durante os períodos de temporada
  • Fisiografia da praia
  • Ocorrência de chuvas
  • Condições de maré

Acesse o boletim completo: https://cetesb.sp.gov.br/praias/boletim-semanal/

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja ainda:

Operação Carnaval na Rodovias dos Tamoios

O que abre e fecha em Jacareí neste feriadão?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp