Informação & Inovação

Perder peso: Você está com a dieta certa?

Perder peso

Perder peso: Não é incomum dizer que Janeiro é a época da dieta, e se você está buscando a mais recente “moda de regime de perda de peso”, não está sozinho.

A dieta, por uma explicação científica, é a combinação específica de alimentos prescritos que funciona como mágica metabólica. É como se o método dissesse:

“Elimine alimentos ricos em carboidratos e você acabará comendo menos.”

Sejamos claros, se você perdeu peso com uma dieta eliminando gordura, carboidratos, glúten, plantas, carne ou açúcar, você não está sozinho. Mas o segredinho sujo é que, se você perdeu peso, é porque encontrou uma maneira de comer menos calorias do que gasta.

Eliminar categorias de alimentos é uma maneira de fazer isso, uma boa maneira para muita gente, pelo menos por um tempo. Devemos comer mais plantas.

Perder peso
Divulgação

Perder peso: Alguns exemplos divertidos de dietas

*A dieta sem grãos, à la “Barriga de Trigo”, afirma que a digestão do trigo produz polipeptídeos que se ligam aos receptores opióides no cérebro, o que torna o trigo um estimulante do apetite.

*A dieta carnívora afirma diminuir as flutuações hormonais, porque os picos de insulina associados aos carboidratos criam uma “cascata de outros desequilíbrios” de hormônios associados à fome e ao armazenamento de gordura.

*O jejum intermitente sustenta que restringir a ingestão por um longo período de tempo não dá ao seu corpo outra escolha a não ser explorar os estoques de gordura, então você perde mais do que se seu corpo tivesse acesso contínuo ao açúcar no sangue.

*A dieta do tipo sanguíneo diz que seu tipo sanguíneo informa sua ancestralidade, e prosperamos com a comida que nossos ancestrais comiam. E há muitas outras dietas ancestrais que reforçam essa ideia.

*E, claro, baixo carboidrato/ceto, o que sustenta que, como a insulina é a chave para o armazenamento de gordura, se você não comer carboidratos, não liberará insulina e armazenará menos gordura.

Perder peso
Divulgação

Dietas que não são essencialmente uma estratégia

Para ser justo, existem algumas dietas que dizem que são essencialmente uma estratégia para comer menos. A principal justificativa da dieta com baixo teor de gordura é que 1 grama de gordura tem 9 calorias e 1 grama de carboidrato ou proteína tem 4.

Portanto, se você consumir mais macronutrientes com menos calorias, consumirá menos calorias no geral. E a dieta volumétrica postula que, se você comer alimentos menos calóricos, acabará consumindo menos calorias.

Embora algumas lógicas de dieta sejam bastante tolas, nem todas são falsas. A insulina, por exemplo, realmente facilita o armazenamento de gordura.

Mas há um fato nutricional que supera todos os outros, e é realmente a única coisa que você precisa saber sobre alimentação e saúde: o que sabemos é absolutamente ofuscado pelo que não sabemos.

Lembra da parábola dos cegos e do elefante? Seis cegos conseguiram “ver” um elefante sentindo uma parte dele, e cada um deles saiu com ideias muito diferentes sobre o que era um elefante.

O cara que segurava a presa pensou que era como uma lança; o cara da tromba achou que era uma cobra. Você entendeu a ideia. Eles saíram com ideias imprecisas porque não conseguiam sentir a coisa toda.

Apvale News: Aline Felix com especialistas H.C

Veja também:

Médicos tentam registro com documentos falsos

Aposentados e pensionistas do INSS podem rever o valor do benefício

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp