Carros elétricos: A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) afirma que o mercado de carros eletrificados no Brasil começa 2023 celebrando recordes de venda, com 4.503 unidades emplacadas no último mês, o melhor janeiro da série histórica.
A expansão do mercado é mesmo motivo de entusiasmo, e para todos, e neste artigo apresentamos 6 novidades que chegam neste ano.
BYD Yuan Plus EV
O SUV da chinesa BYD é 100% elétrico. Com motor de 204 cv e bateria de 60 kWh, o carro promete autonomia* de até 458 km.
Segundo a montadora, em carregadores rápidos, a bateria pode subir de 30% para 80% em apenas meia hora. A bateria Blade, aliás, é um diferencial: em formato de lâminas, tem um sistema de gestão térmica, que otimiza o espaço e o uso da energia.
Preço: R$ 269.990
Chevrolet Bolt EUV
O utilitário baseado no já conhecido Bolt EV também é totalmente elétrico e, portanto, tem zero emissão de carbono. Possui motor elétrico de 204 cv e bateria de 65 kWh, o que assegura que rode 402 Km sem recarregar*, de acordo com a fabricante.
Pode ser carregado até na tomada de casa, com uma tomada de carregamento de 240 volts.
Preço: ainda não anunciado
Fiat 500e Abarth
O primeiro EV da Abarth, marca esportiva da Fiat, é equipado com uma bateria de 42 kWh, acoplada ao motor elétrico de 155 cv.
No carregamento rápido, alcança 80% da carga em 35 minutos e, para deslocamentos no dia a dia, garante 40 km de autonomia em apenas 5 minutos (a autonomia máxima não foi informada).
Para os amantes do ronco do motor a combustão, o carro traz um simulador de som, que reproduz o barulho.
Preço: ainda não anunciado
Renault Mégane E-Tech
O modelo retorna ao Brasil no primeiro trimestre de 2023 como SUV 100% elétrico. Com motor elétrico de 220 cv e bateria de 60 kWh, garante autonomia* de 450 km.
Em carregadores rápidos, de 130 kW, o carro recupera carga para 100 km em oito minutos e 300 km em 30 minutos.
Usando materiais recicláveis no interior e exterior, 95% do veículo poderá ser reciclado no fim do seu ciclo de vida.
Preço: ainda não anunciado
Honda Civic e:HEV
A versão híbrida do Civic combina motor a combustão 2.0 de 143 cv com motor elétrico de 184 cv. O conjunto híbrido é autocarregável, portanto, não requer infraestrutura urbana e tomadas para recarga.
Sua tecnologia garante maior atuação do modo elétrico, acionando automaticamente o motor a combustão apenas em situações de velocidades mais altas, que requerem maior eficiência energética.
Preço: R$ 244.900
Ford Maverick Hybrid
A autonomia* da primeira picape híbrida do mercado brasileiro pode passar dos 800 km.
O modelo une um motor 2.5 a gasolina de 164 cv e um motor elétrico de 128 cv, que é recarregado por meio do freio regenerativo (além de reduzir a velocidade e parar o carro, ele recupera parte da carga das baterias).
Demais especificações não foram reveladas até o momento.
Preço: ainda não anunciado
ApVale News: Robson Soares
Veja ainda:
Preços sobem para consumidor final