Informação & Inovação

Tag de localização: Sabe o que é?

Tag de localização

Tag de localização: Nossa, perdi a carteira! Cadê minha bolsa? Onde está minha chave? A perda de objetos deixou de ser uma dor de cabeça para os consumidores.

Só que agora você pode contar com as chamadas “etiquetas inteligentes” que ajudam a localizar objetos perdidos.

São as chamadas Tags de localização, que têm como principais fornecedores a Samsung e a Apple, entre outras.

Uma Tag de localização nada mais é do que um produto bastante semelhante a um chaveiro, que você prende a um objeto e aciona quando precisa encontrá-lo.

Pessoas têm usado Tags de localização, principalmente, em malas, bolsas e chaves, objetos que, quando perdidos, trazem muita dor de cabeça para o proprietário.

Veja: Inscrições da prova do Enem rolam dias 5 e 16 de maio

Embora os fabricantes não indiquem, também já é comum, por exemplo, o uso das tags em cachorros, que, em caso de sumiço, podem ser encontrados graças à tecnologia das etiquetas inteligentes.

Tag de localização
Divulgação

Como funciona a Tag de localização?

Se você está se perguntando como uma Tag de localização ajuda, de fato, a encontrar objetos perdidos, podemos dizer que a resposta está na tecnologia.

Esses dispositivos contam com bluetooth, NFC e Chip UWB, componentes de localização que formam uma rede de monitoramento e auxiliam o usuário a encontrar objetos.

Como você deve saber, a tecnologia bluetooth permite a comunicação entre aparelhos eletrônicos, sem que eles precisem estar conectados por fios.

Basicamente, ela é utilizada para conexões de curtas distâncias e permite que dois ou mais aparelhos troquem informações entre si. É o que acontece, por exemplo, quando você utiliza um fone bluetooth e o conecta ao seu smartphone.

Os equipamentos da Samsung e da Apple — SmartTag e AirTag, respectivamente — são dois dos principais do mercado.

Isso tem muito a ver com a forma como eles funcionam, porque as duas marcas são fabricantes de equipamentos que extrapolam a fronteira dos smartphones — computadores, tablets, smartwatches, entre outros — e, por isso, conseguem ampliar o alcance do monitoramento das Tags de localização.

Tag de localização
Divulgação

Quando usar?

É inegável que as etiquetas inteligentes e todo o sistema tecnológico integrado à elas, facilitam bastante a vida do usuário na hora de encontrar objetos perdidos.

Mas, é importante entender que usar uma Tag de localização, seja ela SmartTag, AirTag ou qualquer aparelho de outro fornecedor, não é uma garantia de que você não vai perder mais nada.

Afinal, a tentativa de se conectar a outros aparelhos próximos ao objeto perdido pode não funcionar, e o sistema pode não retornar nenhuma informação de localização para você.

Fique atento!

ApVale News: Lucca Soares

O que pesa no seu bolso em Supermercados

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp