Você provavelmente já ouviu falar em veganismo e vegetarianismo ou até mesmo conhece alguém que é vegano ou vegetariano. Mesmo sendo comuns muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essas formas de alimentação.
Veganismo é um estilo de vida no qual os adeptos não comem e nem utilizam nada de origem animal, nem mesmo a carne ou os derivados de animais e produtos que tenham causado sofrimento a algum animal para poder ser comercializado.
Já o vegetarianismo é uma dieta que é dividida em algumas categorias.
Qual a diferença do Ovolactovegetariano?
O Ovolactovegetariano, por exemplo, não consome alimentos como carne vermelha, frango, peixe e carne de porco, mas consome derivados como leite e ovos.
O Lactovegetariano consome apenas o leite e seus derivados. E o Ovovegetariano consome apenas o ovo.
Veja: Cidades inteligentes e a evolução do Transporte
Os vegetarianos estritos são aqueles que não consomem nada de origem animal, mas não seguem o estilo de vida vegano de não comprar nenhum produto que tenha causado sofrimento animal.
Embora esse assunto pareça recente, o movimento vegetariano existe desde o século VI a.C. quando o filósofo grego Pitágoras já defendia a alimentação sem carne por questões éticas e religiosas.
Só no Brasil existem mais de 30 milhões de vegetarianos, segundo os dados divulgados pela Sociedade Vegetariana Brasileira, levantados pelo Ibope em 2018.
Esse número representa 14% da população. Para se ter ideia, seis anos antes do estudo apenas 8% da população se declarava vegetariana.
Restrições alimentares
Outro desafio dessas dietas são as restrições alimentares. Seguir uma dieta vegana ou vegetariana pode limitar as opções de alimentos disponíveis em restaurantes e supermercados, o que pode dificultar a alimentação fora de casa.
Quais as diferenças e desafios da dieta Vegana e Vegetariana?
Aderir ao veganismo ou ao vegetarianismo é uma escolha de cada um, mas ela precisa ser feita com planejamento alimentar e certos cuidados.
As deficiências nutricionais estão entre os principais desafios. Isso porque as dietas veganas e vegetarianas podem ser deficientes em alguns nutrientes essenciais, como vitamina B12, cálcio, proteína e ferro, por exemplo.
Por isso, é importante garantir que a dieta inclua fontes adequadas desses nutrientes ou tomar suplementos para evitar deficiências.
Vale destacar que mesmo pessoas que não fazem dietas restritivas podem ter deficiências nutricionais se não tiverem uma dieta equilibrada.
ApVale News com Aline Felix, USP