Informação & Inovação

Água de Coco de caixinha não são 100% naturais

Água de Coco

Água de coco hidrata, tem poucas calorias e oferece diversos benefícios ao corpo humano, ainda mais para quem pode degustar com um canudinho direto da fruta e de frente para o mar.

Como nem todos têm esse privilégio, lançar mão da bebida em caixinha é válido, mas é preciso atenção: alguns produtos não são 100% naturais como dizem e trazem mais sódio em sua composição do que anunciam em seus rótulos.

Água de Coco
Reprodução

O teste da água de coco

A Proteste analisou embalagens de um litro (1L) de seis marcas de água de coco industrializadas presentes no mercado: as cinco mais vendidas (de acordo com a revista SuperHiper).

São elas; Kero Coco, SoCoco, DuCoco, Coco do Vale e Do Bem – e a marca Obrigado, que tem a proposta de ser elaborada sem a adição de açúcares e conservantes.

O objetivo era avaliar a rotulagemacidez, presença de açúcar e micro-organismos e análise sensorial dos produtos comercializados na caixinha.

Padrões de higiene

A boa notícia é que todas as marcas atenderam aos padrões de higiene e pH previstos na legislação, além de apresentarem baixos teores de açúcar . Porém, alguns problemas apareceram na rotulagem.

Verificamos que algumas informações presentes no rótulo podem levar você a uma interpretação errada dos produtos, como alegações “100% coco praiano” “Sem conservadores” e “Sem adição de açúcar”, já que substâncias como sacarose e metabissufito de sódio (INS 223) e potássio (INS224) estão presentes na lista de ingredientes.

Alegações como essas não são permitidas por lei.

ApVale News: Robson Soares com Proteste

Veja ainda:

Qual a qualidade dos alimentos da sua mesa?

Confira o calendário de saques do PIS/Pasep

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp