Informação & Inovação

Alimento vencido, posso consumir?

Alimento vencido

Alimento vencido: Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança.

O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

Entretanto, na prática, os especialistas não recomendam comer produtos vencidos. A justificativa é que, passado o prazo, não há como garantir a qualidade do alimento.

Alimento vencido
Divulgação

Veja: Conteúdo Violento é proibido nas Redes sociais

O que diz o CDC sobre o alimento vencido

Agora, segundo o Código de Defesa do Consumidor, os alimentos vencidos e suas matérias-primas são considerados impróprios para o consumo, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária.

Dessa forma, o recolhimento desses alimentos visa retirar de circulação produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor.

No caso do consumidor que adquiriu itens dos lotes contaminados antes da proibição e ainda os têm em casa, é preciso atentar-se ao que diz o CDC.

Alimento vencido
Divulgação

Especialista alerta

Para auxiliar o consumidor a solucionar essa questão, o especialista em direito do consumidor da Proteste, Adriano Fonseca, explica:

“Conforme o Código de Defesa do Consumidor, todo produto colocado no mercado de consumo não deve acarretar riscos à saúde ou segurança dos consumidores.

Nos casos em que, após sua comercialização, o fornecedor tiver conhecimento de sua periculosidade, deverá promover o conhecido recall, que consiste em campanha publicitária em massa solicitando que os produtos sejam devolvidos ao fornecedor.”

Adriano acrescenta que o consumidor tem direito ao reembolso do valor em determinadas situações.

“Caso o consumidor tenha adquirido alimento nessas condições poderá exigir o reembolso do valor pago, considerando vício de qualidade impossível de ser reparado por parte do fornecedor.

Já nos casos em que o alimento foi consumido e gerou danos ao consumidor, o CDC entende a situação como fato do produto, cabendo também a devolução do valor pago, junto com a reparação por todos os danos ocorridos, como danos morais e estéticos.”

Alimento vencido
Divulgação

Evite o consumo

Dessa forma, o especialista recomenda que o primeiro passo é retirar o produto contaminado de seu armário e evitar, em toda hipótese, seu consumo.

Em seguida, o consumidor deve entrar em contato com a fabricante e exigir a devolução do valor pago.

Isso não importará em renúncia aos demais direitos, como eventuais indenizações por danos sofridos.

ApVale News com Robson Soares, Proteste

Isenção da taxa de inscrição do Enem pode ser pedida

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp