Informação & Inovação

Aumento no preço da Carne, Leite e Ovo será inevitável

Aumento: Em breve pode vir mais um considerável aumento nos preços do leite e da carne, infelizmente. A guerra na Ucrânia vai inevitavelmente pesar no bolso dos consumidores.

Os preços do leite, da carne e mesmo dos ovos devem subir, visto que “os preços praticados hoje não cobrem os
custos de produção”, sendo que a guerra é uma espécie de “gota de água” que esgotou a capacidade dos produtores de absorver o impacto nos custos de produção.

Aumento
MF

Os principais insumos de ração animal, o milho e o trigo, sofreram aumento variando de 3% a 5% no mercado interno. A soja, apesar de apresentar estabilidade, já vinha de valor recorde no fim de 2021.

Os produtores têm, agora, duas alternativas: manter a mesma quantidade de fertilizantes, encarecendo os custos e diminuindo a margem de lucro, ou reduzir os insumos, conseguindo preços mais competitivos, porém com possíveis perdas de produtividade.

Uma projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), vinculado ao Ministério da Economia, destaca que o preço das carnes está sendo impactado pela instabilidade nos preços das commodities.

A Rússia é um importante fornecedor mundial de energia e é ainda o maior exportador mundial de trigo. A Ucrânia é, por sua vez, o maior produtor mundial de girassol, o sexto em milho e cevada e nono em trigo e soja” importante para a indústria da alimentação animal.

Aumento
oliberal

Preço já subiu na Europa

Com a Ucrânia fechada e a Rússia à beira de isolamento económico, os preços que já vinham acelerando desde 2020 acentuaram a tendência de subida.

Na última semana, como exemplo, milho, trigo e cevada encareceram 15 euros por tonelada, na soja o aumento foi de 20 euros por tonelada, e de 150 euros por tonelada no óleo de soja.

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja ainda:

Hamilton afirma: “Minha equipe não comete erros”

Declaração do Imposto de Renda. Prazo começa hoje (07)

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp