Informação & Inovação

Azeite e seus benefícios para a saúde

Azeite

Azeite: Café com infusão de azeite? A Starbucks aposta que você vai beber. Não seria o produto de alimentos e bebidas mais estranho em que o azeite se infiltrou.

Nós misturamos em sorvete e batemos em bolo de chocolate. No TikTok, os fãs de do óleo bebem doses do líquido dizendo que limpa a pele e os ajuda a perder peso.

Você pode mergulhar a laranja no azeite ou pingá-la em um martini, adicioná-la à granola ou batê-la na coalhada de limão. Especialistas em nutrição elogiam o produto como um componente saudável de sua refeição.

O azeite está associado a uma série de benefícios para a saúde, desde a redução da pressão arterial até a redução da inflamação, disse Julia Zumpano, nutricionista registrada da Cleveland Clinic.

Azeite
Divulgação

O azeite pode ajudar o seu coração

Uma grande quantidade de pesquisas ligou o alimento básico do Mediterrâneo a resultados de saúde promissores: um risco reduzido de câncer, prevenção potencial da doença de Alzheimer e até mesmo um risco menor de morte prematura.

Mas muitos desses estudos analisaram os resultados de saúde de pessoas que comem azeite de oliva como parte de uma dieta mediterrânea mais ampla, na qual o produto substitui fontes menos saudáveis ​​de gordura como a manteiga, em vez de isolar os efeitos do próprio azeite na saúde.

É complicado descobrir o tamanho do papel que o azeite de oliva desempenhou nesses resultados de saúde, disse Marta Guasch-Ferré, cientista pesquisadora do Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública.

Mas a pesquisa mais robusta que temos se concentra nos benefícios do azeite para o coração, acrescentou ela.

Azeite
Divulgação

Meia colher de sopa por dia

Guasch-Ferré liderou um estudo publicado em 2022 que descobriu que as pessoas que consumiam mais de meia colher de sopa de azeite por dia tinham uma chance aproximadamente 19% menor de morrer de doença cardiovascular do que aquelas que raramente ou nunca consumiam o óleo.

E uma revisão de 13 estudos em 2022 mostrou fortes associações entre maior consumo de azeite e risco reduzido de doenças cardiovasculares e morte por outras causas.

Os pesquisadores têm circulado em torno de algumas teorias sobre por que o azeite pode proteger o coração.

O produto contém ácidos graxos monoinsaturados, que podem reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade, ou LDL – às vezes chamado de colesterol “ruim” – no sangue, de acordo com a American Heart Association.

Grandes quantidades de LDL podem se acumular nas paredes internas dos vasos sanguíneos, formando depósitos espessos chamados placas que podem estreitar e obstruir as principais artérias; gorduras monoinsaturadas podem ajudar a evitar esse dano.

O óleo também é rico em compostos antioxidantes chamados polifenóis, que podem ajudar a proteger as células contra danos, disse o Dr. Selvi Rajagopal, professor assistente de medicina na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

ApVale News: Gleen Mclen

Veja ainda:

Alerta de preços abusivos no litoral norte

Batatas assadas no micro-ondas. Rápido e fácil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp