Informação & Inovação

Brasileiros trocam seus imóveis por outro menor

Brasileiros trocam seus imóveis

Brasileiros trocam seus imóveis: Um casal de São Paulo idealizou uma casa, compraram um terreno e mandaram construir, recorrendo a um empréstimo bancário ligeiramente acima dos 300 mil reais.

A prestação era compatível com o rendimento dos dois, agora, confrontados com um aumento da prestação por causa da subida da inflação, o encargo com o empréstimo só será conseguido “abrindo mão de muita coisa”.

Nesta altura a família aumentou pouco, com o nascimento de um filho.

Brasileiros trocam seus imóveis
Divulgação

Brasileiros trocam seus imóveis para pagar dívidas

A renegociação do empréstimo, contratado junto a um banco estatal se encontrava em valor negativo, não permite reduzir muito à nova prestação, por isso o casal já tomaram a decisão de colocar a casa à venda, apesar do quanto gostavam dela.

Esta história é parecida com a de diversos brasileiros que tiveram que deixar seus imóveis para outro com valores e espaço menor.

E não foi preciso procurar muito para encontrar outras situações de dificuldade em pagar os empréstimos, por parte de pessoas que tinham cargos de chefia e deixaram de ter, ou de comissões que “encolheram”.

Apesar de não haver números disponíveis, e da troca de casa ser uma operação frequente, as situações atuais são ditadas essencialmente por parte de quem pretende reduzir os encargos com a casa, adquirida com recurso a crédito.

Brasileiros trocam seus imóveis
Divulgação

Pandemia de covid-19

É uma situação distinta da verificada em 2020, quando surgiu a pandemia de covid-19, em que o mercado imobiliário registou um elevado número de trocas, mas nesse caso em sentido contrário, ou seja, a procura de apartamentos maiores, com varandas, e moradias, com jardins.

A rapidez com que as casas vão passar a ser vendidas é uma incógnita. O mercado imobiliário residencial tem registado uma procura superior à oferta, incluindo por parte de investidores estrangeiros, o que explica o forte crescimento dos preços nos últimos anos.

Mas os primeiros sinais de compras a crédito são de ligeiro abrandamento.

ApVale News: Robson Soares

Veja ainda:

ID Jovem: Pode ser usado para estudantes a obter descontos

Qual a melhor ração para seu PET?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp