Informação & Inovação

Câmeras de segurança podem multar motoristas agora!

Câmeras de segurança

Câmeras de segurança: Se você não costuma curtir muito o Big Brother, saiba que você está cada vez mais inserido num mundo vigiado, e punitivo, claro, se for pego fazendo algo errado. Principalmente no trânsito.

Desde 1º de abril deste ano o Contran – Conselho Nacional de Trânsito lançou uma resolução que consolida a fiscalização através do intermédio de vídeo monitoramento com autuação.

Este novo regramento está previsto nas resoluções de 2013 e 2015. Sendo assim o monitoramento do trânsito é agora mediado por tecnologias previstas no Código de Trânsito Brasileiro desde 1998.

Câmeras de segurança

Como funciona?

Foi oficializada a punição através da fiscalização de trânsito por vídeo monitoramento (câmeras de segurança) com autuações que forem flagradas por câmeras nas cidades.

Está previsto que a autoridade ou agente da autoridade de trânsito, exercendo fiscalização remota através de sistemas de vídeo monitoramento, poderão autuar condutores e veículos, caso as infrações tenham sido detectadas online pelos sistemas.

Para isso, as vias deverão estar devidamente sinalizadas para monitoramento remoto.

O Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito não faz a consolidação dos números de infrações detectadas com o uso das câmeras de segurança, contudo segundo o órgão, essa aplicação aumentará a segurança no trânsito.

Câmeras de segurança
Lavras PM

Câmeras de segurança em São José dos Campos

A prefeitura de São José dos Campos foi consultada sobre a operação na cidade, mas não nossa reportagem não obteve retorno.

O estimado é que há centenas de câmeras de segurança por toda a cidade. Já ouve motoristas que reclamaram do recebimento de multas registradas através das câmeras “Olho Vivo” da prefeitura.

Jacareí está com suas câmeras em lugares estratégicos e de maior fluxo.

O que será punido?

Conversão em local proibido

O agente poderá multar um motorista que faz conversão em local proibido desde que a via esteja sinalizada com esta proibição, e que o agente conste na multa que a autuação foi feita por sistema de monitoramento.

Estacionamento

O motorista que estaciona em local proibido pode ser punido utilizando as imagens. Os únicos requisitos é que a via esteja sinalizada e que o agente conste na multa que a autuação foi feita por sistema de câmeras de segurança.

DOK

Marcha ré e falta de “pisca”

Passou do ponto e pretende dar uma “rezinha”? Esquece que você pode ser multado, assim como o não uso de sinalização de luz, como dar pisca ao entrar numa via.

Vale imagem de celular?

Flagrantes feitos por celular não podem gerar uma multa. Podem porém, servir de provas para crimes cometidos no trânsito: como a disputa de racha postada em rede social, por exemplo.

Falar ao celular

Você pode ser multado com o uso do celular ao volante.

Cinto de segurança

infrações como falta do uso do cinto ao volante também possam ser anotadas.

Câmeras de segurança
C1

Contudo vale ressaltar que as câmeras de segurança dificilmente conseguem captar imagens internas do veículo.

Diante disso, infrações como uso de celular ao volante e não utilização do cinto de segurança podem passar despercebido nas câmeras. Tudo vai depender da qualidade do equipamento.

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja também:

IPCA aponta os produtos mais caros em março

Veículos usados: cresce a venda em março

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp