Informação & Inovação

Carbonara: sua origem é italiana ou americana

Carbonara

A Carbonara que conhecemos é um prato criado nos Estados Unidos, a receita original do queijo parmesão só é seguida no Wisconsin e a pizza é um prato do qual a maioria dos italianos nunca tinha ouvido falar antes dos anos 50.

Estas três afirmações são de Alberto Grandi, um professor de história da comida na Universidade de Parma que tem levantado o véu sobre as supostas origens da cozinha italiana.

O historiador já é conhecido em Itália, onde o seu livro Denominazione di origine inventata (Denominação de Origem Inventada em português) foi um sucesso, dando origem a um podcast em que Grandi desmistifica a história por detrás de alguns pratos que constroem a identidade italiana.

Alberto Grandi

Entrevista polêmica sobre a Carbonara

Mas uma entrevista recente ao jornal Financial Times tem gerado muita polémica, numa altura em que o Governo italiano apresentou uma candidatura para tornar a cozinha italiana Património Imaterial da Cultura da UNESCO.

Grandi dá o exemplo da Carbonara como um exemplo perfeito de “invenção de tradição” – segundo o académico, esta forma de confeccionar massa é um prato americano nascido em Itália que não existia até à Segunda Guerra Mundial.

Veja: Falhas no cinto de segurança do Tesla Model X

O chef italiano Renato Gualandi teria feito pela primeira vez o prato em 1944, em Riccione, Emilia-Romagna, na costa adriática de Itália, num jantar para o exército norte-americano.

Carbonara
Reprodução

Ingredientes americanos?

O cozinheiro fez o prato segundo os ingredientes que os americanos tinham à disposição: toucinho fabuloso, natas muito boas, algum queijo e gemas de ovo em pó”.

O historiador italiano também fala do queijo parmesão, ou parmegiano, um símbolo de Itália e cujas origens remontam ao século XI.

Diz Grandi que, antes dos anos 60, as rodas de queijo parmesão eram de apenas 10 quilos, e não 40, como agora pesam, e estavam envoltas numa crosta espessa e escura – por dentro, tinha uma textura mais gorda e suave.

Carbonara
Reprodução

“Há quem diga que este queijo, como sinal de qualidade, tinha de “largar uma gota de leite quando pressionado”, conta Grandi ao Financial Times, acrescentando que essa descrição encaixa perfeitamente com o queijo parmesão feito atualmente… no Wisconsin.

O historiador diz que a receita original foi levada para o estado norte-americano por imigrantes italianos, provavelmente vindos do norte de Parma.

A receita em Itália evoluiu, enquanto no Wisconsin os queijeiros se mantiveram fiéis às tradições.

Como estes casos, há outros: o Tiramisu e o Panetone… mas estas são para uma outra ocasião;

*ApVale News: Aline Felix, Financial Times

Extravio de objetos e bagagens, como resolver?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp