Informação & Inovação

Cerveja: conheça 6 tipos para você harmonizar

Cerveja

Cerveja: Dizem que existe uma (ou mais) cervejas especiais para cada ocasião. Seja para um churrasco com os amigos, um jantar mais elaborado ou um dia na praia.

São diversos tipos de cerveja com características específicas e diferentes possibilidades de harmonização. Para facilitar a gente te mostra quais são esses principais tipos:

Cerveja
Hominilupulo

Tipos de cerveja

Lager
Este tipo é mais presente nas cervejas da Alemanha e República Tcheca. Com baixa fermentação, tem sabor e aromas que remetem ao malte e lúpulo, com amargor e aromas florais.

Pilsen
Também conhecida como Pilsner, é o estilo mais comum entre os brasileiros. De leve amargor, são mais claras, pouco encorpada e suaves, com baixo teor alcoólico.

Indian Pale Ale
Conhecida como IPA, esta é uma cerveja com alto teor alcoólico e amargor. Com aromas cítricos e bastante colarinho, nasceu das necessidades dos colonos ingleses na Índia ao transportar lúpulo e malte nos navios.

Cerveja
Ambev

Bock
De origem alemã, é uma cerveja mais encorpada, bastante maltada e com o teor alcoólico elevado. Ela é caracterizada pela sua cor avermelhada.

Ale
Por serem cervejas de alta fermentação, as tipo Ale, tem aromas característicos de frutas e especiarias, sendo uma das mais perfumadas. Ah, as cervejas deste tipo são originarias da Bélgica e Inglaterra.

Cerveja
Leopoldina

Weissbier
Em alemão, weissbier significa cerveja branca e essa é a cor característica deste tipo de cerveja. Clara, tem aromas característicos de banana e cravo e uma espuma branca e mais densa que a pilsen.

O que é uma cerveja duplo malte?

Nada mais é do que aquela em que a receita leva dois tipos de maltes diferentes – uma para dar o corpo e maior parte dos açucares da fermentação – e outro, em menor quantidade, que confere um pouco mais de aroma e cor à cerveja.

A utilização de mais de um malte na produção é super comum no universo cervejeiro, inclusive a grande maioria das cervejas produzidas no Brasil levam mais de um malte!

Cervejas duplo malte, triplo malte…são super comuns, o que vale mesmo é o sabor final e qualidade da cerveja.

Na fábrica da Prussia a cerveja Pilsen leva 3 maltes em sua composição. Rica em aromas maltados, lembrando pão e biscoito, ao mesmo tempo é uma cerveja mais encorpada e refrescante.

Tipos de malte

Básicos:
São usados em maior quantidade e em todas as cervejas, fornecem corpo, cor clara, aroma e maior sensação de boca.

Caramelos:
Dão a cerveja sabor doce e cor avermelhada.

Torrados:
Possui pouca quantidade de nutrientes, sendo usado em pouca quantidade, serve para dar sabor, cheiro ou cor característicos.

Agora que você sabe mais um pouco sobre a bebida, que tal abrir uma?

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja ainda:

Lollapalooza espera 300 mil neste fim de semana em SP

Ovos de Páscoa estão 40% mais caros

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp