Informação & Inovação

Começou a chamada do SISU para o primeiro semestre

Sisu

Começou neste dia 23 de fevereiro a chamada do Sisu para matriculas do primeiro semestre. É a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) relativo a 2022.

Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino em que foram concedidas as vagas para se inscreverem. O prazo de matrícula se encerra em 8 de março.

O Sisu é o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Sisu
Sisu

Nesta primeira edição de 2022 do programa, são oferecidas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, sendo que mais de 84,5% das vagas foram para as instituições federais (universidades e institutos).

As vagas disponibilizadas foram para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.

Caso não tenha sido aprovado, o aluno pode se inscrever, a partir de hoje, na lista de espera. O prazo é até o dia 8 de março e o resultado da segunda chamada será divulgado no dia 10 de março, no site do Sisu.

Sisu
Sisu

O que é SISU?

O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2021, tenham obtido na redação nota que não seja zero e não estejam na situação descrita no Edital do Enem 2021.

É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos.

Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja ainda:

Pis/Pasep: Começa pagamento para os nascidos em Maio

Não recebeu o carnê do IPTU? Saiba o quê fazer…

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp