Informação & Inovação

Como cuidar de seu Pet gripado

Como cuidar

Como cuidar: Com as constantes mudanças de temperatura muitos tem sua saúde afetada, com o aparecimento de tosse, espirros e falta de ânimo.

Contudo, os humanos não são os únicos a serem atingidos por estas doenças sazonais – os nossos animais de estimação também.

Apesar de muitos de nós terem um arsenal de medicamentos em casa que podemos utilizar para combater estas doenças, o mesmo não existe para os animais de estimação.

Assim sendo, o que podemos fazer pelos nossos companheiros de quatro patas se eles ficarem doentes? E como podemos prevenir as doenças sazonais no futuro?

Como cuidar
Reprodução

Gripes e constipações

Tal como a tosse, as constipações e outras doenças respiratórias propagam-se mais facilmente quando estamos dentro de casa com outras pessoas, e o mesmo se aplica aos nossos animais de estimação.

É frequente os cães apanharem doenças até dos próprios donos, ou quando estão próximos a outros animais.

As infecções podem propagar-se rapidamente através de partículas transportadas pelo ar, pela partilha de água potável ou de superfícies contaminadas.

Sem sabermos, também podemos transportá-las para os nossos animais, especialmente se pegámos ou acariciámos um animal doente, já que alguns organismos causadores de doenças podem mesmo permanecer nas nossas roupas e calçado durante várias horas.

Como cuidar

Lavar as mãos, mudar de roupa e uma boa higiene são formas simples mas eficazes de limitares a propagação de muitas infecções, especialmente se estiveres regularmente em contato com vários animais.

Por vezes, as doenças também podem ser transmitidas entre espécies, incluindo de animal para humano e vice-versa. Chama-se de doenças zoonóticas, e podem variar desde infecções leves a patologias mais mortais, como a raiva.

Nesses casos, são necessárias medidas mais extremas para controlar o vírus, tal como a quarentena de animais.

Da mesma forma, a gripe tende a ser específica da espécie, embora este vírus possa sofrer mutações e, por vezes, “saltar” esta barreira. Apesar de ser raro, isto significa que existe um risco teórico de transmissão da gripe entre animais e seres humanos.

É por isso que ter uma boa higiene e minimizar o contato com outras espécies durante os surtos são aspectos importantes.

Como cuidar
Reprodução

Sintomas de constipação

Como cuidar se o teu cão ou gato contrair uma constipação? Os sintomas são muito semelhantes aos dos humanos: espirros, corrimento nasal, tosse, eventualmente febre, cansaço e muitas vezes diminuição ou perda de apetite.

Se achar que o teu animal está doente, é melhor falar primeiro com o veterinário para garantir que recebes o diagnóstico correto.

O teu animal também pode precisar de um tratamento específico (como antibióticos), contudo, nunca lhe dês medicamentos humanos, uma vez que são seguros para nós, mas podem ser potencialmente tóxicos para ele. O Ibuprofeno, por exemplo, é perigoso para os cães.

ApVale News: Gleen Mclen

Veja ainda:

Pesquisa científica com “Maconha” é liberada no Brasil

Teste de Covid brasileiro custa menos de 1 real

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp