Informação & Inovação

Computação gráfica: quando a tecnologia foi adotada?

Computação gráfica

Computação gráfica: Os efeitos visuais são uma realidade no cinema. Alguns mais exagerados outros nem tanto. Esta tecnologia implantada pelo computador na películas prendem a atenção do telespectador.

Esse aspecto é muito comum no cinema e permite que os artistas façam coisas incríveis, impossíveis de fazer com efeitos práticos, ou seja, usando materiais reais.

Os efeitos visuais no cinema tem uma história bem antiga, dizem que apareceu em 1902 em Viagem à Lua, que usou alguns efeitos para contar a história de ficção científica. Eram efeitos práticos, usando técnicas de teatro.

Mesmo assim, o resultado impressionou e com o tempo, mais efeitos foram vistos na telona. Depois disso muitos testes foram feitos utilizando computador.

Computação gráfica
Divulgação

Computação gráfica: primeira animação foi feita em 3D

Nos anos 1950 a primeira animação em 3D foi feita, para o filme Vertigo de Alfred Hitchcok, o que começou a pavimentar a estrada para a revolução que viria a partir dos anos 1970.

Mais especificamente, em 1973, o filme Westworld, que conta a história de um parque com androides que são sencientes, capazes de sentir de forma consciente.

No filme, foram foi usada uma técnica chamada “processamento de imagem” que permite alterar como a imagem é mostrada para o público.

Os artistas envolvidos na produção usaram essa técnica para “pixelar” a imagem e dar a sensação da visão de um androide. O impacto disso foi tanto que, na sequência do filme, outro grande salto tecnológico foi feito: a renderização em 3D de uma cabeça.

Computação gráfica
Divulgação

Com o avanço da tecnologia, um mar de possibilidades se abriu, e vários outros filmes importantes surgiram, alguns deles são: Star Wars, Alien, o Oitavo Passageiro, Star Trek, Indiana Jones e muitos outros.

Abaixo o primeiro filme feito em computação gráfica, Westworld (1973)

Apvale News: Gleen Mclen

Veja ainda:

Vitrola: Você sabe pra que serve?

Muita diversão no feriado do Litoral e Jacareí

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp