Informação & Inovação

Crianças entram cada vez mais cedo na Internet

Crianças

Crianças: Dados divulgados pela TIC Kids Online apontam que houve um crescimento significativo na proporção de crianças entre 9 a 10 anos que são usuárias da internet, em 2019.

Era cerca de 79% e passou para 92% em 2021.

Já um estudo realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), afirma que cerca de 22,3 milhões de pessoas de até 17 anos estão conectadas.

Crianças
Reprodução

Os dados ainda mostram que os avanços tecnológicos aconteceram principalmente na região nordeste e nas áreas rurais.

Veja: Serviços públicos tem acesso facilitado pela internet

Apesar de ser um crescimento positivo, as pesquisas mostram que muitos desses públicos usam a internet como forma de apoio emocional e para usar aplicativos e redes sociais como facebook, tiktok, entre outros.

Com o objetivo de esclarecer e educar ações pela internet, a União Internacional de Telecomunicações em parceria com a Anatel, a Embaixada do Reino Unido e o Comitê Gestor da Internet disponibilizou um conjunto de materiais em forma de cartilhas.

Este material é para o uso seguro da internet por crianças.

Crianças
Reprodução

O intuito da iniciativa foi a necessidade de auxiliar a navegação segura com dicas e orientações para pais e responsáveis que possuem crianças e adolescentes em contato com a rede mundial de computadores.

Os materiais estão disponíveis para download no site da Anatel.

Além de um livro de atividades para pais realizarem com as crianças, foram criados um caderno de exercícios, um guia do professor para atividades em sala e o documento Diretrizes para pais e educadores sobre Proteção On-line Infantil.

*ApVale News com Aline Felix e Br61

Carbonara: sua origem é italiana ou americana

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp