Informação & Inovação

Criptografia: saiba como proteger pastas e arquivos

Emprego Digital

Criptografia: Muitas pastas e arquivos de seus dispositivos eletrônicos podem conter informações importantes que não devem ser compartilhadas com qualquer um, por isto saber proteger estes dados é de suma importância nos dias de hoje.

Neste artigo vamos tentar lhe ajudar a evitar que alguns arquivos caiam em mão erradas. Independentemente do sistema operacional utilizado, as opções para proteger arquivos são variadas.

Seja para proteger o acesso às informações contidas em nossos arquivos em caso de infecção por malware ou acesso inadequado, ou simplesmente para resolver um problema de privacidade.

Criptografia
Reprodução

Especialista destaca o uso da Criptografia

Muitos podem usar um computador familiar ou compartilhados com mais usuários, destaca o especialista da ESET. Para tudo isso, a criptografia de senha é uma ferramenta muito útil se implementada corretamente.

Por fim, é importante usar senhas complexas; ou seja, difíceis de prever, e que não tenham sido usadas anteriormente em outras pastas ou serviços online”, conclui. Abaixo estão algumas dicas para você configurar a criptografia de dados em diferentes sistemas:

Windows

A ferramenta oferecida pelo Windows para proteger pastas e arquivos usa como senha a mesma configurada para fazer login na conta do usuário.

Para ativá-la, você precisa clicar com o botão direito do mouse na pasta ou arquivo que deseja proteger e, em seguida, acessar Geral > Avançado > Propriedades e clicar na caixa correspondente à criptografia de dados.

Criptografia
Reprodução

MacOS

A ferramenta chamada Disk Utility permite criar unidades criptografadas para armazenar arquivos, que podem ser acessados montando a unidade e digitando a senha para descriptografá-los.

Na opção de criação de imagens, selecione a opção de criar uma imagem a partir de uma pasta para gerar uma unidade protegida por senha.

Criptografia
Reprodução

Criptografia de pastas no Linux

Nos sistemas baseados em Linux existem duas categorias de programas para proteção de arquivos e pastas. A primeira compreende ferramentas que permitem criptografar pastas com uma senha por meio de uma interface gráfica, especialmente útil para os novatos.

Por exemplo, o CryptKeeper é semelhante à ferramenta nativa do Windows, e está disponível para distribuições baseadas em Ubuntu e Debian.

Outras opções similares são EncFS e Veracrypt. EncFS é um utilitário que permite criar um sistema criptografado de arquivos virtualizados, como mais uma unidade disponível para montar.

Quando você quiser acessar os arquivos depois de ter montado a unidade, terá que introduzir a senha configurada.

Apvale News: Robson Soares e ESET

Veja também:

Festival do Mexilhão é destaque em Caraguatatuba

Fumantes consomem 11 ou mais cigarros por dia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp