Informação & Inovação

Cuidado com os gastos neste Fim de Ano

Não gostei

Cuidado com os gastos: As confraternizações de fim de ano, Natal, Ano Novo e as férias de verão este ano estão acompanhadas dos jogos de futebol, que costumam mobilizar os brasileiros. Ah, no dia 25 de novembro haverá a Black Friday.

Com isso a expectativa, de acordo com associações varejistas, é que o comércio turbine suas vendas entre 15% e 25%, comparado com os últimos dois anos. Por isso, cuidado consumidor.

Gastos desnecessários podem te levar a começar um ano com o “pé esquerdo” com dívidas facilmente evitáveis. Vale a pena estabelecer um teto máximo para gastar com as festividades sempre se preocupando para não ultrapassar esse valor.

Cuidado com os gastos
Reprodução 

Cuidado com os gastos: Início do ano chegam as contas

Lembre-se: o início do novo ano também traz seus gastos específicos e você precisa estar preparado para eles.

Uma boa ideia é fixar quanto do dinheiro restante você vai poder gastar com presentes e listar as principais pessoas que você quer e precisa presentear. Assim, você saberá exatamente quanto poderá gastar com cada presente.

Se puder, deixe o cartão de crédito em casa. Compre só o que o seu dinheiro permitir, dessa forma, você evita carregar parcelas já para o novo ano. Esta época também traz um evento muito interessante: a Black Friday. Para muitos, esse dia também está incluído nas despesas de fim de ano.

Cuidado com os gastos
Reprodução

O outro lado… do vendedor

De acordo com o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto, é muito importante engajar o time de colaboradores e de fornecedores para esse período de festividades.

“Capacitação e motivação para equipe são fundamentais para assegurar o aumento das vendas. Estabeleça políticas de compensação com maiores comissões. Todo mundo pode ganhar, a loja, os vendedores e os clientes”, destaca.

Cuidado com os gastos
Reprodução

Estratégias

Outra estratégica indicada pelo especialista é preparar a loja para a experiência física com os clientes. Segundo ele, os consumidores que vão ao estabelecimento esperam algo a mais que o online:

“As pessoas compram com todos os sentidos. Enfeite sua loja, organize as araras e produtos de forma harmoniosa. Ofereça balinhas, doces, café, água para quem entra na loja, pense em playlists alinhadas com o branding da marca. Faça com que o cliente se sinta confortável e queira voltar”.

Para os negócios que não estão diretamente ligados aos segmentos de moda, alimentação e eletrônicos, Enio, indica buscar parcerias com negócios mais alinhados à venda do período.

ApVale News: Robson Soares com Sebrae

Veja ainda:

Viagens de fim de ano: Dicas para economizar

Gabaritos das provas do Enem saem nesta quarta-feira (23)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp