Informação & Inovação

Cuidados para evitar a Covid-19 no Carnaval

Cuidados para evitar

Cuidados para evitar: Durante o carnaval, é comum os foliões se aglomerarem em bloquinhos, além das arquibancadas e camarotes para ver o desfile das escolas de samba. Por conta desse aumento do contato humano, é preciso tomar alguns cuidados contra a gripe e a Covid-19.

O cenário atual é positivo. Segundo dados mais recentes do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), diferentemente do carnaval dos 2 anos anteriores, a maioria das regiões do país mantém queda ou está em uma situação compatível com a oscilação natural de casos graves de problemas respiratórios.

Cuidados para evitar
Divulgação

Cuidados para evitar mortes por Covid

Além disso, o número de casos e mortes pela Covid-19 tem registrado queda no país. No último dia 12, o Brasil não registrou nenhuma morte pela doença em 24 horas, pela primeira vez em 3 anos.

Apesar da situação mais controlada, o pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes alerta que, em eventos com grande aglomeração, como o carnaval, a transmissão de vírus respiratórios é facilitada.

O professor de epidemiologia da Universidade de Brasília (UnB) Walter Ramalho ressalta que a principal forma de prevenir é a vacinação, especialmente o esquema completo contra a Covid-19 e o imunizante contra a gripe.

Cuidados para evitar
Divulgação

Pós-carnaval

Segundo Walter Ramalho, é esperado um aumento do número de casos de doenças infectocontagiosas, como gripe e Covid-19, logo após as festas de carnaval. E alguns fatores contribuem para esse aumento.

“Além da contaminação propriamente dita das infecções, a gente também tem, por parte dos foliões mais festivos, uma queda muito grande da imunidade, porque as pessoas deixam de se alimentar, deixam de dormir e fazem o uso muito forte de bebidas alcoólicas.

[Há] diminuição também da ingesta de líquidos. Enfim, há uma diminuição da imunidade natural das pessoas e um choque imunológico importante das doenças infectocontagiosas.  Então realmente isso é um período importante sob o ponto de vista epidemiológico no Brasil.”

Cuidados para evitar
Divulgação

Campanha de Vacinação

O Ministério da Saúde anunciou o início de uma campanha de vacinação contra a Covid-19 em 27 de fevereiro, logo após o período do carnaval.

Inicialmente devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, imunocomprometidos, pessoas com deficiências, internos em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas e profissionais da saúde.

O pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes afirma que já é esperado um aumento de casos de Covid-19 este ano no Brasil. Por isso, ele destaca a importância da campanha de vacinação neste momento.

“Quem está em atraso com a sua quantidade de doses de acordo com a sua faixa etária, com o seu estado de saúde, deve buscar informação, ir atrás, ficar em dia com a quantidade de doses recomendadas para o seu caso particular, para que quando chegar esse momento – caso ele chegue – a gente esteja com a proteção adequada.”

ApVale News: Aline Felix com Br61

Leia também

Barcelona teria pago para ter informações sobre árbitros

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp