Informação & Inovação

Descarte correto de eletrodomésticos é importante

descarte correto

O descarte correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos traz benefícios não só ao meio ambiente, mas também à população.

O presidente executivo da ABREE, a Associação Brasileira de Reciclagem Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos explica como deve ser o descarte dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos;

Segundo Sérgio de Carvalho Maurício, o descarte é algo que devemos levar com seriedade. Os produtos que temos em nossa casa, quando chegam ao final da vida útil e precisam ser descartados, podem se transformar em um pesadelo para o meio ambiente e para os consumidores.

descarte correto
Reprodução

Descarte correto de eletrodomésticos favorece o Meio Ambiente

Se vai para o meio ambiente, compromete o solo, o ar, porque são produtos de difícil degradação. Vão do fone de ouvido à geladeira. Esse produto deve ser descartado em um ponto de entrega voluntária para que, a partir daí, seja transportado por associações como a ABREE.

Nós vamos garantir que esses produtos cheguem a uma empresa de manufatura reversa, que vai pegar o produto, desmontar, separar os metais, plástico, vidro, para que possam ser reciclados, reintroduzidos na cadeia produtiva _ e voltem a se transformar em um produto.

O descarte tem um peso bastante grande. o meio ambiente. Vai muito além da poluição visual. Óleo lubrificante, gases, resíduos dos produtos acabam permeando e contaminando o solo, o que chega aos rios e mares e se torna um problema sério para o meio ambiente e para a população.

descarte correto
Reprodução: Maquinas de reciclagem

Problema climático

Há também o problema climático. Os gases refrigerantes comprometem a camada de ozônio, o que tem promovido as mudanças climáticas. Pessoas mais vulneráveis acabam vendendo alguns desses componentes.

E essas pessoas, ao se colocarem nesse processo de desmontagem incorreta, acabam em risco.

O Brasil precisa de conscientização e informação. A conscientização para que o consumidor brasileiro entenda que aquele produto não é lixo, é uma matéria-prima colocada no local errado, e que descartado de maneira incorreta pode ser perigoso.

Mesmo os que já têm essa consciência não sabem onde descartar. No nosso site tem informações sobre pontos de recebimento. Alguns locais oferecem coleta domiciliar. Como fazer essa informação chegar ao consumidor? Nós, que já temos a informação, temos que passá-la adiante.

ApVale News: Robson Soares com Br61

Veja também:

Casos de roubo aumentam 30%. Você protege seu veículo?

Jogo do Brasil: Prefeituras mudam atendimentos

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp