Informação & Inovação

Desempregado, tenha cuidado ao contribuir com INSS

Aposentados e pensionistas do INSS

Desempregado: Quem ficou desempregado e ainda quer contribuir com o INSS precisa ter muito cuidado na hora de fazer o pagamento da contribuição previdenciária.

A advertência vem da especialista em Direito Previdenciário, Jeanne Vargas.

Se você pagar o INSS como contribuinte individual e não estiver trabalhando por conta própria, o seu seguro desemprego pode ser suspenso, porque você fez o recolhimento no código errado.

Desempregado
Gov

Desempregado e preocupado com a contribuição ao INSS

Muita gente que foi dispensada que está recebendo o seguro desemprego fica preocupada com a contribuição ao INSS, pois não quer que esse período atrapalhe sua aposentadoria.

A especialista explica que quando você paga o INSS como contribuinte individual, você está declarando para o INSS que está trabalhando por conta própria, ainda que não esteja. E quem trabalha não tem direito ao seguro desemprego.

Desempregado
App Gov

Seu seguro desemprego não será suspenso, se…

Então, se você deseja receber seguro e pagar o INSS, faça o recolhimento como contribuinte facultativo. Dessa forma, seu seguro desemprego não será suspenso e o período desempregado poderá ser contado como tempo de contribuição para aposentadoria.

Descubra em quanto tempo você poderá se aposentar de acordo com as novas regras. Faça o teste e descubra como está o seu planejamento para a aposentadoria.

Desempregado
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Valores mudam todos os anos

Conforme os reajustes do INSS, os valores mínimo e máximo da Aposentadoria por tempo de Contribuição mudam todos os anos.

Neste ano de 2022: O valor mínimo é de R$ 1.212,00, um salário-mínimo; O valor máximo é de R$ 7.087,22, o equivalente a 5,85 salários-mínimos.

O número do código para contribuinte facultativo é o 1406. Sempre confira se preencheu o número correto antes de efetuar o pagamento da sua contribuição previdenciária, salientam os advogados.

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja também:

Festival Gastronômico é atração em Ubatuba

Novo RG já é emitido em 7 estados brasileiros (Podcast)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp