Informação & Inovação

Eleições 2022: como está o cenário no Brasil

Eleições 2022

Quem quiser votar nas eleições 2022 tem até quarta-feira (4) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro.

O mesmo prazo vale para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis.

A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível.

Eleições 2022
TSE – Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica

Eleitores jovens nas Eleições 2022

O número de eleitores aptos de 16 e 17 anos no Brasil caiu 53% desde 2013, ano das jornadas de junho, série de manifestações protagonizada por jovens e com ampla pauta de reivindicações, incluindo o congelamento das tarifas do transporte público.

Levantamento foi feito pela Globo com base em dados da Estatística do Eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral.

Acontece que entre janeiro e março deste ano, a Justiça Eleitoral registrou 1.144.481 novos eleitores de 15 a 18 anos.

O número seria maior que o registrado nas eleições de 2018 e 2014, quando os novos eleitores não ultrapassaram 900 mil. Apenas no mês de março, a procura cresceu 45%, segundo dados do TSE divulgados na última quarta-feira (20).

Eleições 2022
TSE

Estudo da Globo aponta diminuição de eleitores jovens

Contudo o estudo da Globo aponta uma queda mais acentuada do que a diminuição da população do país nessa faixa etária ao longo desse período, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Projeções do órgão oficial provedor de informações estatísticas aponta que, em março de 2013, o Brasil possuía aproximadamente 7 milhões (7.001.748) de habitantes de 16 e 17 anos; em março deste ano, eram 6,1 milhões (6.131.971) de pessoas, o que equivale a uma queda de 12% no período.

A queda populacional de brasileiros nas faixas etárias mais jovens e o aumento dos habitantes mais velhos são características da transição demográfica iniciada há alguns anos no Brasil.

Segundo a Globo, isto tem-se refletido na estatística do eleitorado brasileiro, que, dependendo do segmento etária, segue a mesma tendência.

O que os dados apontam entre os eleitores de 16 e 17 anos, porém, é uma queda do eleitorado mais acelerada do que a redução dessa população.

Eleições 2022
TSE

Como regularizar meu título?

Para verificar e resolver pendências relativas ao título, o eleitor deverá ter em mãos documentos como cadastro de pessoa física.

Em alguns casos é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Todas as informações estão disponíveis no portal da Justiça Eleitoral.

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.

Por Apvale.News – Robson Soares e EBC, com informações da Globo

Veja ainda:

Pagamento de abril do Auxílio Brasil foi concluído

Preço do Gás de cozinha bate recorde histórico!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp