Elon Musk: O famoso pássaro azul da rede social Twitter foi substituído esta segunda-feira, 3 de Abril, pela imagem do cão Doge, que corresponde ao logótipo da criptomoeda dogecoin e está associada a alguns memes.
Embora os utilizadores tenham reparado na mudança, Elon Musk decidiu partilhar, na sua conta oficial, um meme que dava conta dessa alteração: “É uma foto antiga”, escreveu.
No entanto, não explicou a razão pela qual a imagem de marca do Twitter tinha sido trocada.
Como o Dia das Mentiras se celebrou no sábado passado, alguns utilizadores consideraram que esta atualização era uma brincadeira para celebrar o 1 de Abril.
Piada ou não, a verdade é que o valor da dogecoin valorizou até 30% no mercado de bitcoins, passando de 0,079 para 0,094 dólares (cerca de 0,072 para 0,086 euros), o valor mais elevado desde Novembro de 2022.
Elon Musk e o processo
Esta situação acontece alguns dias depois de Musk ter pedido a um juiz para rejeitar o processo no qual é acusado de levar a cabo um esquema para valorizar o preço da criptomoeda nos EUA.
Veja: Cidades inteligentes e a evolução do Transporte
A queixa pressupõe uma indenização de 258 mil milhões de dólares (cerca de 246 mil milhões de euros), o que corresponde ao triplo do valor de mercado perdido pela dogecoin no último ano (cerca de 79 mil milhões de euros).
De acordo com os lesados, citados pela Reuters em Junho de 2022, o empresário promoveu a cripto para obter lucros, mesmo sabendo que esta não tinha valor.
Queda do valor de mercado
Os investidores acusam ainda Musk de ter contribuído para a queda do seu valor de mercado, quando disse, no programa Saturday Night Live da NBC, que a dogecoin era “uma vigarice”.
Os advogados de Elon Musk argumentaram que a situação se trata de uma “obra de ficção” a propósito dos “tweets inócuos e muitas vezes parvos” sobre o mercado de bitcoins, acrescentando que o mesmo não tem capacidade para influenciar o valor de mercado da dogecoin.
“Não há nada de ilegal em tweetar mensagens de apoio ou imagens engraçadas sobre uma criptomoeda legítima que continua a deter um valor de mercado de quase 10 mil milhões de dólares norte-americanos (9 mil milhões de euros)”, alegando que o Tribunal deveria recusar a queixa.
Apesar das acusações, Elon Musk sugeriu, nos últimos meses, que a criptomoeda pode começar a ser utilizada na rede social para pagamentos.
A rede social vale menos de 20 mil milhões de dólares (18 mil milhões de euros), menos de metade do valor pago por Musk aquando da sua compra.
ApVale News com Robson Soares