Informação & Inovação

Emprego Digital vem atraindo mais pessoas no País

Emprego Digital

Emprego Digital: Os empregos tradicionais vem perdem espaço no Brasil com o surgimento dos chamados empregos digitais. Nos últimos anos, as ocupações relacionadas às atividades digitais vêm crescendo num ritmo superior.

Em média pagam salários 94,4% maiores segundo uma pesquisa do Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Emprego Digital
Reprodução

Falta de mão de obra qualificada no emprego digital

Ainda assim, diante de gargalos como a falta de capacitação e de mão de obra qualificada, representam apenas 3% das ocupações no País.

A pesquisa leva em conta as profissões essencialmente digitais, em áreas como programação, tecnologia da informação, análise de sistemas cibersegurança e automação de processos, com base em informações de 2020.

Trata-se do último dado disponível pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho, que só será atualizado após o Censo de 2022.

Emprego Digital
Reprodução

Emprego Digital cresce num ritmo superior aos demais

Segundo a pesquisa, nos últimos cinco anos, as ocupações relacionadas às atividades digitais cresceram num ritmo 4,9% superior aos demais empregos.

Mesmo assim, a representatividade dessas vagas ainda é tão pequena no mercado de trabalho por causa da falta de mão de obra qualificada para suprir toda a crescente demanda, afirma Tatiana.

De acordo com o estudo, além dos salários mais altos, a produtividade dos empregos digitais é três vezes superior à das demais áreas.

Emprego Digital
Reprodução

Pandemia

A pandemia aproximou as empresas da tecnologia, sobretudo nas áreas de comércio e serviços, mas ainda num nível superficial, que não resolve o problema da falta de capacitação especializada.

Empresas de todos os tamanhos dependem da geração de conteúdo online para continuar seus serviços. Esse conteúdo pode ser em forma de e-books, artigos para blogs, textos institucionais ou mesmo posts em redes sociais e, normalmente, essa empresas pagam profissionais para fazer o trabalho.

Quais os tipos de empregos digitais?

Confira, a seguir, quais são elas:
  1. E-commerce. Montar um e-commerce é a primeira das nossas profissões digitais
  2. Produção de conteúdo
  3. Contabilidade
  4. Tradução
  5. Marketing digital
  6. Mídias sociais
  7. Analista de SEO
  8. Inbound marketing

Apvale News: Gleen Mclen, FGV

Veja ainda:

Cinema brasileiro ganha novas estreias

Cachorrinha faz diversas compras pela Internet

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp