Informação & Inovação

F1 Comparativo: Mercedes 2022 X McLaren 2009

F1 Comparativo

F1 Comparativo: O diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, admitiu que há semelhanças entre as dificuldades de sua equipe este ano com o carro W13 e os problemas que a McLaren enfrentou na temporada de 2009.

Ele falou sobre o que os torcedores da “Estrela de Prata” podem esperar até 2023, para estar novamente no degrau mais alto do pódio.

Em 2009, Shovlin estava trabalhando para a Brawn GP – que venceu seis das sete primeiras corridas durante aquela temporada de conto de fadas para a equipe – enquanto a McLaren, que havia vencido o campeonato de pilotos na temporada anterior com Lewis Hamilton.

F1 Comparativo
Andrew Shovlin, F1 TM

F1 Comparativo: McLaren X Brawn

A equipe teve um começo difícil naquele ano, não conseguindo terminar no pódio nas primeiras nove corridas.

No entanto, a McLaren melhorou no segundo semestre do ano terminando no pódio em cinco das corridas restantes – incluindo as vitórias de Hamilton em Budapeste e Cingapura.

Quando perguntado se ele conseguia ver semelhanças entre as duas equipes, Shovlin admitiu: “Pode haver paralelos”.

“Minha perspectiva sobre isso era do outro lado; nós [Brawn GP] começamos de forma brilhante, mas não tínhamos recursos para acompanhar e estávamos lutando para chegar perto do pódio até o final do ano”.

“Se você olhar para a situação com a McLaren naquela época, o carro que eles lançaram não era realmente equivalente à capacidade da equipe.

F1 Comparativo
F1 TM

Desenvolvimento de equipe

Quando [a McLaren] começou a entender o que eles tinham a ver com os regulamentos, a taxa de desenvolvimento foi realmente impressionante.

E um paralelo pode ser que, dentro de nossa equipe, estamos apenas começando a realmente recuperar o prazer desse desafio de engenharia e o desafio de desenvolvimento.”

Ele foi perguntado se a Mercedes poderia parar o desenvolvimento do W13 e se concentrar em seu carro de 2023, Shovlin respondeu:

“Quero dizer, na Fórmula 1 você nunca traça uma linha. É uma mistura gradual de recursos em W13 descendo e [recurso para W14] subindo.

Vamos precisar de alguma clareza sobre os regulamentos, se eles vão mudar, antes que você faça uma mudança realmente grande.”

F1 Comparativo
Lewis na McLaren, F1 TM

No campeonato deste ano os pilotos da Mercedes George Russell ocupa a quarta posição com 111 pontos e Lewis Hamilton na sexta posição com 77 pontos.

No Mundial de Construtores a equipe esta em terceiro com 188 pontos, atrás de Ferrari e Red Bull.

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja ainda:

Cartões de crédito deixarão de existir?

Cold Brew: conheça o Café mais saboroso do mundo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp