Informação & Inovação

Fábrica 100% elétrica até 2030 promete Audi

Fábrica 100% elétrica

Fábrica 100% elétrica: A Audi anunciou em 2021 que o seu último carro de combustão irá sair das linhas de produção em 2033, dois anos antes da imposição europeia para a extinção dos motores térmicos novos no espaço comunitário europeu.

Mas a ambição mudou e 2030 foi o ano limite para a empresa se apresentar exclusivamente eléctrico. Em 2022, a Audi viu as vendas de veículos eléctricos na Europa aumentarem 45%, face ao ano anterior.

Fábrica 100% elétrica
Divulgação

Fábrica 100% elétrica e novos produtos

A responsável SIVA/Porsche Holding justificou ainda a ambição com “o caminho que a Audi AG está a preparar para o futuro” e com “os produtos que serão colocados no mercado em breve”, como o Q8 e-tron e a A6 Avant e-tron, o último ainda em fase de protótipo.

O Q8 e-tron, a chegar ao mercado nacional por estes dias, ocupará o lugar de topo de gama entre os SUV eléctricos e, segundo a marca, chegará com um “conceito de propulsão optimizado, uma aerodinâmica melhorada, um desempenho de carregamento superior e de capacidade de bateria e autonomia aumentada”.

Promete-se capacidade de carga para percorrer até 582 quilómetros na variante sport utility vehicle (desde 79.842€) e até 600 quilómetros com o corpo Sportback (a partir de 82.511€).

Fábrica 100% elétrica
Divulgação

Plataforma tecnológica PPE

Já o A6, previsto para 2024, terá como base a nova plataforma tecnológica PPE (Premium Platform Electric) e será o primeiro Avant 100% eléctrico.

Terá uma autonomia eléctrica para mais de 700 quilómetros e apresentando-se capaz de repor energia, de 5% a 80%, em apenas 20 minutos.

Nas prestações, o A6 Avant e-tron promete ser expedito, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

Veja: Venda de carros usados sobe no início de 2023

O futuro 100% eléctrico da Audi já começou, entretanto, a ser desenhado com o anúncio da conversão de todas as fábricas de produção existentes para a construção de veículos eléctricos na Europa até 2029.

“Passo a passo, estamos a trazer todos os nossos locais para o futuro”, avançou Gerd Walker, membro do conselho de administração da AUDI AG, citado em comunicado, no fim do ano passado, quando a marca apresentou o “plano para a produção do futuro”, incluindo a conversão da sua rede de fábricas globais para a produção de veículos 100% eléctricos.

ApVale News: Gleen Mclen

Veja ainda:

Pagamento por Pix requer muito cuidado

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp