Informação & Inovação

Ferrari do primeiro título de Schumacher vai á leilão

Ferrari do primeiro título

Ferrari do primeiro título: O chassis 198 do F1-2000, pilotado por Michael Schumacher na temporada que lhe valeu o primeiro título pela Ferrari (façanha que viria a repetir mais quatro vezes), vai ser colocado para leilão pela RM Sotheby’s.

O carro que estará em exposição na Sotheby’s Luxury Week, em Hong Kong, de 1 a 5 de Abril, poderá ser licitado entre os dias 3 e 12 de Abril.

Em 2000, Michael Schumacher já se tinha firmado campeão de Fórmula 1, quando conquistou a prova rainha, em 1994 e 1995, pela Benetton.

Ferrari do primeiro título
Divulgação

Ferrari do primeiro título e suas decepções

Mas a passagem para a Scuderia Ferrari trouxe-lhe alguns amargos de boca: em 1996, ficou em 3.º; em 1997, foi desclassificado; 1998 trouxe-lhe o 2.º lugar; e, em 1999, não chegou ao pódio, tendo ficado em quinto. Tudo mudou precisamente em 2000.

Veja: Carbonara: sua origem é italiana ou americana?

A Ferrari, que já não conquistava um campeonato de construtores desde 1979 (vitória com o sul-africano Jody Scheckter), viu a sua sorte mudar, embalada pela perícia de Schumacher: piloto e construtora conquistaram cinco campeonatos consecutivos.

Ferrari do primeiro título
Divulgação

Reviravolta

No ano da reviravolta, o piloto alemão conduziu o F1-2000 chassis 198 em várias corridas, incluindo no Grande Prémio do Brasil, onde, apesar de ter partido na terceira posição da grelha, terminou em primeiro.

O F1-2000 integrava novos elementos, como um motor, um V10 de 3,0 litros a debitar cerca de 800cv, com um ângulo em V mais largo, o que permitia que o peso do motor contribuísse para a estabilidade do carro.

Esta não é a primeira que RM Sotheby’s tem entre os seus lotes um carro da Ferrari que tenha pertencido a Michael Schumacher.

Ferrari do primeiro título
Divulgação

Primeiro F1 foi leiloado em 2017 pela empresa

O primeiro foi em 2017, quando leiloou o F2001 por pouco mais de 7,5 milhões de dólares (quase sete milhões de euros).

No mais recente, em 2022, o chassis 229 do F2003-GA foi arrematado por 16 milhões de dólares (14,75 milhões de euros).

O alemão Michael Schumacher (n. 1969, Hürth) sofreu um acidente em Dezembro de 2013, enquanto esquiava fora de pista, na estância de Méribel, nos Alpes franceses.

Na altura com 44 anos e já retirado do mundo do automobilismo, o ex-piloto bateu com a cabeça numa rocha, tendo quebrado o capacete que usava, o que resultou em lesões cerebrais graves, exigindo que fosse mantido em coma durante quase meio ano.

Nove meses depois do acidente, Schumacher recebeu alta, ficando aos cuidados da família. Desde então, as informações sobre o estado de saúde do antigo automobilista têm sido escassas.

*ApVale News com Gleen Mclen

Financiamento: o que você deve saber…

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp