Fim dos carros: O Parlamento Europeu aprovou formalmente nesta terça-feira uma lei que proíbe a venda de carros novos ligeiros de passageiros e de mercadorias a gasolina ou a gasóleo na União Europeia a partir de 2035.
Com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções, os eurodeputados aprovaram o acordo para rever os padrões de emissões de dióxido de carbono (CO2) alinhando-os com os objetivos da luta contra as alterações climáticas da União Europeia.
Fim dos carros a Diesel e corte de 100% no CO2
Esta nova legislação exige ainda que até 2055, os fabricantes automóveis atinjam um corte de 100% nas emissões de CO2 em todos os novos carros ligeiros vendidos na União Europeia (por comparação com 2021).
Faz parte do pacote Fit for 55, que prevê políticas climáticas mais rigorosas que permitam ao bloco europeu cumprir metas durante esta década para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e atingir a neutralidade climática.
Há metas de redução de emissões intermédias para 2030 de 55% para os carros pequenos, um valor muito mais elevado do que o limite atual de 37,5%. A meta intermédia para os carrinhos é agora de 50%, sendo que se ficava pelos 31%, na legislação atual.
Esta legislação tornará impossível a venda de veículos com motor de combustão interna nos 27 países da UE.
Legislação
“Os custos operacionais de um veículo eléctrico já são mais baixos do que os custos de um veículo com um motor de combustão interna”, comentou Jan Huitema, o relator do Comité de Ambiente sobre esta legislação.
Ele foi o principal negociador no Parlamento Europeu para a elaboração das novas regras, citado pela Reuters. Esta legislação é crucial para tornar os carros eléctricos mais baratos para os consumidores, acrescentou.
Além disso, espera-se que fomente o crescimento de um novo mercado. Vários fabricantes automóveis anunciaram investimentos avultados na eletrificação.
ApVale News: Gleen Mclen com Reuters
Veja também:
Reajuste do Salário Mínimo deve sair em 1º maio