Informação & Inovação

Financiamento: o que você deve saber…

Financiamento

Financiamento: Os bancos não recebem de braços abertos todos os compradores que procuram financiamento. Portanto, é necessário hoje, mais do que nunca, consolidar todos os aspectos financeiros de sua vida para obter uma oferta.

Já se foi o tempo em que os bancos emprestavam 110% do valor do imóvel a financiar, para cobrir também os custos notariais e de garantia.

A partir de agora, “apresentar uma contribuição de 15% a 20% da operação virou padrão de mercado. Alguns bancos aceitam renunciar a este critério, mas apenas se os outros aspectos do processo forem irrepreensíveis”, observa Ludovic Huzieux, gerente da Caixa Federal.

Veja: Crise na indústria automotiva ameaça empregos?

Financiamento
Divulgação

De onde vem o dinheiro do financiamento?

Para constituir esta contribuição, os mutuários fazem todos os esforços, recorrendo às suas poupanças, nomeadamente seguros de vida, poupança dos trabalhadores ou poupança reforma, mas também, quando possível, beneficiando de donativos dos pais e/ou avós.

Alguns milhares de reais de solidariedade familiar podem fazer a diferença para os compradores de primeira viagem.

A existência de uma contribuição elevada permite aos bancos reduzir o risco em caso de incumprimento por parte do mutuário.

Financiamento
Divulgação

Se eu não pagar…

Perde o imóvel. Este pode ser revendido rapidamente, por transferência profissional para outra região ou separação, o banco quer evitar que o preço de venda não cubra integralmente o capital que resta a reembolsar caso os preços dos imóveis baixem.

Uma preocupação que ficou em segundo plano nos últimos dez anos num contexto de subida do preço da pedra, mas que está a regressar com força no mercado atual.

Se o aporte continuar sendo essencial para a obtenção de um empréstimo, não é necessário esvaziar todos os seus investimentos para constituí-lo.

É prudente manter uma poupança preventiva que pode financiar a mudança e a instalação, mesmo obras imprevistas, ou a compra de um segundo carro quando se afasta do centro da cidade.

*ApVale News com Aline Felix

Comer bem e sua importância no “dia a dia”

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp