Geração de empregos: A economia brasileira gerou 83.297 vagas de trabalho com carteira assinada durante o mês de janeiro – todas elas ocupadas por trabalhadores homens –, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta quinta-feira (9), um dia depois do Dia Internacional da Mulher.
Segundo o Caged, somando homens e mulheres, houve saldo positivo na geração de emprego – mais contratações que demissões. O saldo, porém, está ligado somente à contratação de mão de obra masculina.
Geração de empregos com carteira assinada em São José dos Campos
Só São José dos Campos registrou em janeiro um saldo positivo de 465 empregos gerados com carteira assinada.
Com os números de janeiro São José chegou a um saldo positivo de 9.005 empregos nos últimos 12 meses, compreendidos entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023.
Os dados levam em conta os ajustes mensais realizados pelo Caged.
Em janeiro, o salário médio (Brasil) de admissão dos homens chegou a R$ 2.096,25, enquanto o das mulheres foi de R$ 1.887,60.
A tendência de alta se observou durante praticamente todo o ano passado, à exceção de dezembro, único mês em que houve mais demissões do que admissões no país.
Serviços
Em janeiro, o setor de Serviços liderou o ranking de empregos com carteira assinada em São José com 432 vagas de saldo positivo. Houve retração no Comércio, que registrou saldo negativo de -230 postos.
Isso se explica em razão do desligamento de vagas temporárias preenchidas para as vendas de final de ano.
Todos os outros setores tiveram saldo positivo de empregos: Indústria (90 vagas), Construção Civil (67) e Agropecuária, com 6.
Qualificação profissional X Geração de empregos
Para capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.
No ano passado, foram oferecidas 27 mil vagas dentro do Programa Qualifica São José. Foram registradas mais de 50 mil inscrições de interessados.
O aumento das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino a Distância).
ApVale News: Aline Felix com a prefeitura
Veja ainda:
Comércio de veículos usados tem queda de 6,7%