Informação & Inovação

Gordura no fígado: aplicativo faz diagnóstico da doença

Gordura no fígado

Gordura no fígado: A tecnologia vem ajudando muito a medicina no diagnóstico de doenças que de maneira geral exigem maior atenção e exames para ser detectada.

A Esteatose Hepática, o chamado popularmente “acúmulo de gordura no fígado” é uma delas. É como se houvesse um corpo estranho dentro da célula hepática, o que pode causar inflamações e incômodos.

Segundo a hepatologista Daniela Carvalho, “trata-se de uma célula que pode morrer e se torna uma cicatriz. A cicatriz no fígado leva o nome de fibrose hepática. E o grau máximo de fibrose hepática corresponde à cirrose”, alerta.

PODCAST

Gordura no fígado
Divulgação 

Esteatose (Gordura no fígado) e fibrose hepática

Um aplicativo chamado HepaticApp tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde para diagnóstico de Esteatose e fibrose hepática; Ele desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).

O HepaticApp calcula biomarcadores para o diagnóstico dessas doenças do fígado por meio das medidas antropométricas, como peso e altura, além dos resultados de exames laboratoriais.

É possível gerar QR-code de identificação para prontuários e PDFs para impressão dos resultados dos testes, que ficam armazenados.

Método de diagnóstico atual

De acordo com a médica, o diagnóstico da Esteatose é feito principalmente pela ecografia do abdômen. A fibrose pode ser avaliada por instrumentos de imagem, elastografia por ultrassom e ressonância e marcadores bioquímicos, “com cálculos de exames laboratoriais, em que podem estimar a presença ou ausência de fibrose avançada nos indivíduos com Esteatose”.

Gordura no fígado
Divulgação

Opinião médica

A hepatologista Daniela Carvalho conhece o aplicativo, e explica que ele ajuda o médico, durante a consulta, a calcular a presença ou ausência de fibrose hepática, a partir dos exames de sangue.

O aplicativo já está pronto para uso, e para fazer o download basta acessar a Play Store para Android ou App Store para IOS, pesquisar pelo nome “HepaticApp” e clicar em baixar.

Por Apvale.News – Robson Soares com Br-61, Nathália Ramos Guimarães

Veja ainda:

5G: onde a tecnologia já foi implantada?

Preços dos combustíveis recua no Brasil, entenda!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp