Informação & Inovação

ID Jovem: Pode ser usado para estudantes a obter descontos

ID Jovem

ID Jovem: Os jovens de 15 a 29 anos de famílias de baixa renda podem obter a Identidade Jovem (ID Jovem) que já beneficiou a mais de 3,6 milhões de usuários.

Ela foi utilizada para solicitar meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e passagens grátis ou com descontos em viagens interestaduais de ônibus.

O documento é emitido gratuitamente e serve para comprovar a condição social do portador, facilitando a ele usufruir dos direitos previstos no Estatuto da Juventude, conforme estabelecido no Decreto nº 8.537 de 2015.

ID Jovem
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

ID Jovem: Renda mensal de até dois salários mínimos

Jovens com idade entre 15 e 29 anos que pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos – o que, atualmente, equivale a R$ 2.424,00 – podem pedir o documento utilizando o aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou por meio do site do próprio benefício.

A carteira é válida por seis meses, mas é possível renová-la ao fim do período.

Para solicitar o documento, o interessado deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e manter suas informações pessoais atualizadas.

Se ainda não for cadastrado, o interessado pode se inscrever por meio do aplicativo ou do próprio site do CadÚnico – instrumento criado para permitir que o Poder Público identifique, caracterize e acompanhe as famílias de baixa renda que já recebem algum benefício social governamental ou que o estão requerendo.

ID Jovem
ID Jovem. SP

Apresentação

Para obter descontos em eventos artísticos, culturais e esportivos, o titular da ID Jovem deve apresentá-la, junto com um documento de identidade oficial com foto, em locais de venda de ingressos.

É possível imprimir cópia da carteira ou utilizá-la no formato digital, usando o aplicativo para telefones móveis.

A carteira ID Jovem é aceita em cinemas, cineclubes, teatros e espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou privados.

Também é aceita em eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento cuja entrada ou participação for paga.

ID Jovem
São Paulo – Estação Metro

Desconto de 50% em viagens interestaduais

Para adquirir passagens gratuitas ou com desconto de 50% em viagens interestaduais, o beneficiário deve solicitar um único bilhete de viagem, em qualquer ponto de venda, no mínimo três horas antes do horário da partida.

Também é possível pedir, antecipadamente, a emissão do bilhete de viagem de retorno, observados os procedimentos da venda de bilhete de passagem.

Se o jovem que se sentir prejudicado, poderá registrar reclamação em um posto de atendimento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Você pode encontrar no terminal rodoviário ou pelo telefone 166, pelo e-mail ouvidoria@antt.com.br ou no número de WhatsApp (61) 99688-4306.

ApVale News: Com informações do portal GOV.BR

Leia também:

Preço dos Aluguéis acumula alta em 2022

Empresa de telefonia Claro é multada em 10 Milhões

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp