Informação & Inovação

Insônia, agitação e fome durante a madrugada

Insônia

Insônia: Quem nunca assaltou à geladeira, bebeu um pouco á mais, dormiu tarde e até ligou para o ex ou amigos tarde da noite? Estas vontades inusitadas que parecem surgir após a meia noite é muito mais comum do que você imagina.

O comportamento das pessoas durante a madrugada muitas vezes podem ser bem diferentes do restante do dia, mas a boa notícia é que a ciência pode ajudar a explicar isto.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, insônia, ficar acordado durante a noite pode causar modificações neurofisiológicas que interferem em como nos comportamos, em especial com relação ao controle de impulsos e o processamento de informações e recompensas.

Insônia
Divulgação

Insônia e os comportamentos impulsivos

Essas variações aumentariam a probabilidade de a pessoa enxergar o mundo de forma pessimista, causando comportamentos impulsivos e não avaliando suficientemente os desdobramentos das decisões.

Os cientistas analisaram também a recorrência de crimes violentos, uso excessivo de substâncias ilícitas e até suicídios durante a madrugada.

Os cientistas também analisaram outras pesquisas sobre o tema que apontam como é a influência circadiana nos processos neurais no cérebro durante as 24 horas do dia, e como ela muda as formas de processar e responder aos acontecimentos ao nosso redor.

Insônia
Divulgação

Cérebro

Os levantamentos mostram que a tendência é ver as informações de uma forma positiva durante a manhã. Na madrugada, acontece justamente o contrário.

Essas diferentes avaliações são enviadas ao cérebro e usadas na tomada de decisões.

O estudo foi publicado em versão pré-print na revista Frontiers in Network Psychology, ou seja, ainda precisa ser avaliada pela comunidade científica.

A equipe pretende conduzir novos estudos a partir da análise do comportamento de grupos como policiais, pilotos e outros profissionais que fazem seu expediente durante a noite.

Os pesquisadores querem observar como o horário afeta o desempenho e as decisões durante o trabalho.

Existem milhões de pessoas que estão com insônia, acordadas no meio da noite, e há evidências muito fortes de que seus cérebros não estão funcionando tão bem quanto durante o dia. Meu apelo é para que mais pesquisas analisem isso, porque a saúde e segurança desses indivíduos, assim como a dos outros, são afetados”, destaca o estudo.

Por Apvale.News – Robson Soares com Harvard.edu e Frontiers in Network Psychology

Veja ainda:

Poupança registra alto volume de saques

Campanha vacinal de crianças e adolescentes começou

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp