Informação & Inovação

Jacaré flagrado tomando sol em lago urbano

Jacaré

Um Jacaré foi flagrado tomando sol com seus 11 filhotes em suas costas na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

O registro foi feito por um fotógrafo da Prefeitura da capital mineira e mostra os 11 filhotes deitados na costa do jacaré adulto.

Em nota, a prefeitura de Belo Horizonte informou que segue monitorando os jacarés que vivem na lagoa e que, até o momento, foram identificados 20 adultos e 11 filhotes da espécie no local.

Entretanto, a administração afirmou que a reprodução do animal é lenta e que os jacarés não promovem ataques voluntários contra humanos.

Jacaré
Prefeitura BH – Pampulha

“Trata-se de uma população que cresce lentamente devido à baixa taxa de reprodução e ao fato de estas espécies, quando filhotes, serem uma presa fácil para aves de grande porte.

Os Jacarés da Pampulha não oferecem periculosidade aos humanos, pois não promovem ataques voluntários”, diz a nota da prefeitura, que também pede para que humanos evitem contato com o animal.

A prefeitura afirma ainda que nas águas da bacia de Pampulha habitam mais de 300 espécies de bichos, incluindo tartarugas, serpentes, capivaras, tapetis, preás e cágados.

Jacaré-de-papo-amarelo

A espécie encontrada na região é o Jacaré-de-papo-amarelo, um réptil crocodiliano da família Alligatoridae e gênero Caiman.

É amplamente distribuído pelo sudeste da América do Sul, ocorrendo em qualquer ecossistema associado à água nas bacias dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco, sendo comum desde o extremo leste do Brasil até o Uruguai.

Também ocorre em ecossistemas costeiros, como mangues. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos.

São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada.

Possuem o focinho mais largo de todos os crocodilianos. O nome científico latirostris (nariz largo) vem do latim latim (largo ou amplo) e rostris (nariz ou focinho).

Por Apvale.News – Robson Soares com a prefeitura

Veja ainda:

Juizado Especial Cível: como e quando usar o órgão?

Festa do Tropeiro movimenta São Francisco neste fim de semana

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp