Kia GT: O quanto importante é a potência de um carro? Claro que costuma ser uma questão de capacidade do motor, de turbocompressores que se tornaram cada vez mais populares, mas e a questão de dirigibilidade?
Potência requer controle, e isto vai da medida dos pneus a medidas e equipamentos de segurança.
O carro que você vê na foto aqui é um SUV compacto da Kia com 576 cavalos de potência e vem completo com um preço de mais de $ 100.000.
E, no entanto, você está olhando para um carro prático, confortável e relativamente acessível, que não apenas parece fenomenal, mas também funciona totalmente com baterias.
Sim, tudo isso é possível graças à beleza da eletrificação e aos geniais engenheiros da Kia, que nos presentearam com o EV6 GT.
Kia GT: Muito rápido…
É um carro maravilhoso, mas há um problema: essa coisa é tão rápida que quase tira a graça dele. O motor dianteiro gera 160 quilowatts e o traseiro 270.
Para garantir que a potência chegue ao solo, um diferencial de deslizamento limitado acionado eletronicamente divide a potência entre as rodas traseiras, cada uma usando um generoso pneu Goodyear Eagle F1 de 21 polegadas.
Embora a energia esteja aumentando muito, o tamanho da bateria não cresceu. E esse é o primeiro problema do GT: alcance.
Veja: DPVAT já pagou R$1,8 bilhão em indenizações
Enquanto o EV6 básico com tração traseira pode percorrer até 310 milhas com uma carga, de acordo com o teste de alcance da EPA, as aspirações de alcance do GT são um pouco mais modestas: apenas 206 milhas, de acordo com a EPA.
Em meus testes, calculei a média de 100 km/h o que funciona, teoricamente, para um alcance máximo de 193,5 km/h da bateria de 77,4kWh – um pouco abaixo das estimativas da EPA.
Pneus
Mas preciso fazer algumas ressalvas muito importantes. Primeiro, há os pneus de mistos Pirelli Scorpion com rodas modernas otimizadas para EV mas que pecam na estabilidade no asfalto.
Em segundo lugar, fiz meus testes em meados de março, com temperaturas um pouco acima de 30 graus na maioria dos dias.
O EV6 GT tem uma bomba de arrefecimento para maximizar a eficiência em condições quentes como essas, mas baixas temperaturas nunca são amigas de um EV.
A terceira ressalva é a mais significativa: eu dei o fora dessa coisa. Além de passar algum tempo zumbindo na estrada, passei grande parte do meu tempo no modo GT com potência e capacidade de resposta máximas, e o carro é rápido.
Para encurtar a história, foi um fim de semana muito agradável, mas tivemos que devolver o carro para a fábrica, mas no seu caso, você pode guardar na sua garagem… quem sabe. faça um teste-drive.
ApVale News com Robson Soares