Informação & Inovação

Maio Amarelo começa alertando para a Violência

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo, iniciativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, quer chamar a atenção da população para o número elevado de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Segundo a ANTT, a intenção é pautar o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade. Durante o mês de maio, a agência vai promover diversas ações de fiscalização e de educação para conscientizar motoristas de ônibus, caminhoneiros, usuários de rodovias federais, passageiros de transporte coletivo interestadual, entre outros.

Maio Amarelo
Ag Brasil

Maio Amarelo em Jacareí

Em Jacareí, o número de motocicletas aumentou em 3,9% no ano de 2021. Atualmente, são 26.572 motocicletas registradas e a tendência é o número continuar subindo.

Dos acidentes registrados no primeiro trimestre de 2022, mais de 60% foram com motociclistas. Só no mês de março, a Santa Casa da cidade atendeu 63 casos relacionados ao trânsito, sendo que em 58% das vezes, envolveram acidentes de moto.

Atenta a estes índices e para resguardar motoristas e pedestres, a prefeitura de Jacareí destina atenção especial ao modal, na “Campanha Maio Amarelo” de 2022.

São diversas ações de educação, engenharia de tráfego e fiscalização viária para conscientizar e preservar vidas.

O projeto “Habilite-se pela vida” e outras práticas como a adesão do município ao Programa Laço Amarelo, somadas às tradicionais blitze educativas, além de vídeos e posts para divulgação nas redes sociais, fazem parte das ações.

Ao final do texto, o cronograma detalha os eventos previstos para o mês de maio.

Maio Amarelo
PMSJ

Maio Amarelo em São José

Neste ano, o tema será ‘Juntos podemos salvar vidas’. O objetivo é mostrar que todos, independente de sua profissão, podem salvar vidas. A pé ou no trânsito, podemos contribuir com a segurança viária.

Será a 9º edição da campanha em São José dos Campos, onde durante todo o mês de maio o tema trânsito é colocado em pauta por meio de campanhas educativas e de conscientização sobre segurança viária.

São José integra a campanha desde o início e no ano passado foi certificada como município Laço Amarelo, que desenvolve ações de educação para o trânsito durante todo o ano.

Na cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana prepara uma programação com diversas ações e palestras a partir do dia 3 de maio.

Como de costume, o Movimento Maio Amarelo vai disponibilizar de forma gratuita o material da campanha “Juntos Salvamos Vidas”, com o objetivo de levar a mensagem da campanha por todo o país.

Para mais informações, acesse maioamarelo.com 

Maio Amarelo
PMSJ

Cronograma de Jacareí

Cronograma de ações do Maio Amarelo, em Jacareí, focado nos motociclistas

– Dia 3 – Palestra de Abertura Maio Amarelo. Tema: Vulnerabilidade e fragilidade da vida no trânsito, no Senai Jacareí.

– Dia 4 – Palestra na empresa Heineken. Tema: redução de acidentes de percurso com funcionários.

– Dia 5 – Palestra de Conscientização Maio Amarelo. Com foco em jovens que em breve tirarão a CNH.

– Dia 5 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 6 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dias 9, 10, 11, 12 e 13 – Agente de trânsito Mirim – Minicidade do Parque dos Eucaliptos. (Em dois horários: 8h30 e 13h30).

– Dia 11 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– 16 de Maio – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 18 – Palestra no Tiro de Guerra de Jacareí com temática de Maio Amarelo. Com foco em jovens que em breve tirarão a CNH.

– Dia 19 – Ação na ETEC com temática Maio amarelo. Com foco em jovens que em breve tirarão a CNH.

– Dia 20 – Blitz educativa em vias importantes de Jacareí.

– Dia 23, 24, 25, 26 e 27 – Agente de trânsito Mirim – Blitz educativa mirim nos entornos das escolas. (Em dois horários: 9h e 14h).

– Dias 30 e 31 – Formatura dos Agentes de Trânsito Mirim.

Por Apvale.News – Robson Soares com prefeituras

Veja ainda:

Preço da gasolina segue “descontrolado” e bate recorde

Whopper Costela, do Burguer King não tem costela

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp