Informação & Inovação

Maquininhas de cartão ameaçadas pelo Pix

Maquininhas de cartão

Maquininhas de cartão: O Pix hoje superou Ted e Doc como modalidade de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Tanto é que foi motivo de ameaça por parte da greve dos funcionários do Banco Central.

O avanço da tecnologia Pix vem virando do avesso algumas indústrias, como o setor das maquininhas de pagamento. Especialistas apontam que ele deve eliminar o intermediário entre quem paga e quem recebe.

Isso coloca em xeque o próprio futuro do setor de meio de pagamento. As empresas, portanto, terão de agregar mais serviços aos comerciantes – como softwares de administração de contas e estoques – para continuar relevantes para os clientes.

Maquininhas de cartão
Reprodução

Maquininhas de cartão com função Pix

Uma das poucas mudanças, até agora, é a oferta da funcionalidade do Pix na maquininha, permitindo que o lojista gere um QR-Code para a transferência. A experiência de quem usa o Pix diretamente no comércio também precisa melhorar.

Hoje, quando o lojista aceita Pix, o cliente usa a chave do estabelecimento para efetuar o pagamento – mostrando a tela com a transação ao atendente ou enviando o comprovante por WhatsApp.

Outras empresas começam a oferecer o Pix parcelado (uma forma da dar crédito ao cliente), que poderá vir a substituir o cartão de crédito – essa opção já cresce em aceitação, especialmente no e-commerce.

Maquininhas de cartão
Reprodução

Alta dos juros deu tempo extra às empresas

Com a escalada dos juros neste ano, com a Selic perto de 14% ao ano, as empresas deixaram um pouco de lado a briga por preços, reduzindo taxas cobradas a comerciantes e prestadores de serviço.

Com isso, ganharam fôlego extra de caixa e tempo extra para arrumar a casa para tempos difíceis que inevitavelmente virão.

Maquininhas de cartão
Reprodução

O que é Pix Garantido?

A partir disso, surge o formato do Pix Garantido, formato que está entre as inovações financeiras do Banco Central e atualmente está em fase experimental.

Sendo desenvolvida para os usuários que queiram parcelar suas compras através do Pix, a modalidade Pix Garantido funciona da seguinte forma:

O usuário que deseja parcelar uma compra irá agendar o pagamento das parcelas via Pix para datas futuras.

Porém, diferentemente do Pix agendado, se faz necessário a presença de uma instituição financeira intermediadora habilitada, que irá garantir o pagamento na data agendada caso a conta do usuário não disponha de saldo suficiente.

Por Apvale.News – Robson Soares com BC e Representantes de Cartões

Veja também:

Ilha da Almada em Ubatuba vai á leilão (Vídeo)

Café na padaria está cada vez mais caro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp