Informação & Inovação

Medicamento contra a Covid-19 pode chegar no Brasil

medicamento

Medicamento: Podemos em breve ter um remédio que combate as causas da Covid-19, O Paxlovid.

O remédio já foi aprovado por agências reguladoras internacionais dos EUA, Europa, e já é usado em outros países, como Canadá, China, Austrália, Japão e México

O processo de regularização está nas mãos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e uma autorização temporária de uso emergencial do antiviral Paxlovid, já foi liberada nesta quarta-feira (30).

medicamento
Pfizer

Medicamento é indicado para uso adulto

Produzido pela Pfizer o medicamento é indicado para o tratamento de adultos que “não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado” de desenvolvimento da forma grave da doença.

O medicamento é um antiviral de uso oral composto por duas substâncias (nirmatrelvir e ritonavir). Estudo apresentado pela empresa aponta que ele reduziu em 89% o número de hospitalizações e mortes.

medicamento
Anvisa

O que diz a Anvisa sobre o Paxlovid

O pedido de liberação para uso emergencial foi apresentado à Agência pela Pfizer em 16 de fevereiro. Na decisão de aprovação, a Anvisa explicou que o remédio não deve ser usado em casos graves ou críticos da doença, nem como profilaxia pré ou pós-exposição para prevenção da doença.

A diretora da Anvisa Meiruze Freitas diz que o medicamento não substitui a vacina, que continua sendo “a melhor estratégia para evitar a Covid19, as hospitalizações e os óbitos.”

“Todos os processos de medicamentos e vacinas contra a Covid-19 submetidos à Agência foram exaustivamente avaliados “ ressaltou a diretora e relatora do processo.

O Paxlovid não deve ser usado por mais de cinco dias. Paciente com insuficiência renal grave ou falha renal, e mulheres grávidas também não devem tomar o remédio.

É recomendado, ainda, que seja evitada a gravidez durante o tratamento e até sete dias após o término. Além disso, o medicamento deve ser acompanhado de explicação do farmacêutico ao usuário sobre a dosagem, modo de uso e possíveis efeitos.

medicamento
FDA

O que diz a “Anvisa” americana?

A FDA (Administração de Medicamentos e Alimentos nos Estados Unidos, na sigla em português), recomendou que a medicação seja administrada para pessoas de 12 anos ou mais, que tenham ao menos 40 kg, e apresentem quadro leve da doença, mas com risco de evolução para casos graves.

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja também:

370 anos: Jacareí inaugura Memorial em comemoração

Renovação da CNH até 30 de abril em São Paulo

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp