Morre Jeff Beck, um dos guitarristas mais habilidosos, admirados e influentes da história do rock. Ele faleceu nesta terça-feira em um hospital perto de sua casa em Riverhall, uma propriedade rural no sul da Inglaterra.
Ele tinha 78 anos. A causa foi meningite bacteriana, disse Melissa Dragich, sua assessora.
Durante as décadas de 1960 e 1970, como membro dos Yardbirds ou como líder de suas próprias bandas, o Sr. Beck trouxe um senso de aventura para sua forma de tocar que ajudou a tornar as gravações desses grupos inovadoras.
Em 1965, quando ele se juntou aos Yardbirds para substituir outro herói da guitarra, Eric Clapton, o grupo já era uma das bandas que definiram o crescente movimento do blues elétrico na Grã-Bretanha.
Morre Jeff Beck, cala-se a Guitarra
Mas seus acordes pungentes e transições rápidas em canções como “Shapes of Things” e “Over Under Sideways Down” adicionaram um elemento expansivo à música que ajudou a sinalizar a emergente revolução do rock psicodélico.
Três anos depois, quando o Sr. Beck formou sua própria banda, mais tarde conhecida como Jeff Beck Group – junto com Rod Stewart, um cantor pouco conhecido na época, e o igualmente obscuro Ron Wood no baixo – o peso da música criada um modelo inicial para o heavy metal.
Especificamente, a estreia da banda em 1968, “Truth”, forneceu um projeto que outro ex-colega guitarrista dos Yardbirds, Jimmy Page, baseou para fundar o Led Zeppelin vários meses depois.
Oito discos de ouro, sete Grammys
Ganhou oito discos de ouro ao longo de mais de seis décadas. Ele também acumulou sete Grammys, seis na categoria de melhor performance instrumental de rock e um de melhor colaboração pop com vocais.
Foi introduzido no Rock ‘n’ Roll Hall of Fame duas vezes, como parte dos Yardbirds em 1992 e como estrela solo em 2009.
O Sr. Beck se casou com Sandra Cash em 2005, e ela sobreviveu a ele.
Para seus fãs, e para si mesmo, o Sr. Beck estava tão profundamente identificado com sua guitarra – particularmente a Fender Stratocaster – que parecia inseparável dela.
ApVale News: Gleen Mclen
Leia ainda:
Preço das passagens aéreas “pesa” no bolso