Nissan Ariya: As montadoras geralmente querem que seus veículos sejam conduzidos em estradas secas em um dia ensolarado. Atualmente no Brasil as empresas não aceitariam, afinal chove no país inteiro.
Mas a versão mais recente do recurso avançado de assistência ao motorista melhora suas habilidades ao ser atingido por água. O Ariya tem um desempenho admirável.
Com a ajuda do trem de força com tração nas quatro rodas, mesmo ao passar por poças, o crossover é plantado no asfalto, tanto na rodovia quanto nas estradas de duas pistas marcadas por oscilações e buracos.
As curvas feitas por ele são sólidas com muito pouca “torção” da carroceria em velocidades normais. O clima reduziu as chances de curvas em alta velocidade nas vias públicas.
No entanto, as demonstrações que concluímos no início do dia na pista deram uma boa indicação de que, embora o Ariya não seja um carro esportivo, ele pode produzir um passeio confortável e estável que está no mesmo nível do resto dos EVs neste segmento de mercado.
Como na maioria dos outros EVs, a aceleração foi rápida. O Ariya chega de 0 a 100 km/h bem rápido.
Os motores duplos fornecem 389 cavalos de potência e 442 libras-pés de torque. O resultado é um tempo de 0–100 de 4,8 segundos.
O sistema de freios faz um excelente trabalho ao parar esse poder. Os freios tradicionais incluem rotores ou tambores nos pneus que empregam pastilhas para desacelerar um veículo.
Graças à frenagem regenerativa, onde os motores elétricos ajudam a desacelerar o veículo, o Ariya é ótimo para parar. Também é bom que, por causa do e-4ORCE, uma diferença e tanto quanto em um veículo tradicional.
O maior problema é a falta de frenagem automática com um pedal. O Nissan Leaf ajudou a popularizar a capacidade de tirar o pé do acelerador e fazer o EV parar completamente. O Ariya carece dessa capacidade.
A Nissan diz que não é o que os clientes querem. Os fãs do recurso podem diferir e faria sentido pelo menos adicionar o recurso e deixar os motoristas decidirem por conta própria.
A Nissan pode ter preferido um dia ensolarado para testar as habilidades do veículo na estrada, mas a chuva acrescentou mais confiança às capacidades do Ariya.
ApVale News com Robson Soares