Informação & Inovação

Óleo do Motor: o que acontece se eu não fizer a troca?

Óleo do Motor

Óleo do Motor: Porque devo trocar o óleo do carro? Consultamos o Centro Automotivo Epron para saber um pouco mais sobre a função deste produto lubrificante, muito importante que permite reduzir a fricção e desgaste das peças do motor.

O produto ajuda no arrefecimento interno (auxilia o motor a trabalhar em sua temperatura ideal), drena impurezas, sendo fundamental para a durabilidade das peças.

A troca regular do óleo do motor torna-se essencial visto que este componente vai perdendo viscosidade, e por isso, perdendo a qualidade para realizar de algumas de suas tarefas.

Por ser um item tão importante para o carro, é essencial realizar a troca de óleo do motor.

Óleo do Motor
Divulgação

Substituição do Óleo do Motor no tempo ideal

Segundo especialistas do Centro Automotivo Epron caso a substituição não seja feita no tempo ideal e de maneira correta, o veículo pode apresentar diversos problemas, como superaquecimento, desgaste das peças e, por consequência, fundir o cabeçote.

As peças podem parar de funcionar e a sujeira concentrada, proveniente da movimentação dos itens, pode entupir o filtro. Além disso, continuando com o uso do fluido antigo, o consumo de combustível irá aumentar.

Outro erro dos motoristas é adicionar detergentes, dispersantes, redutores de fricção e anti-ferrugem ao motor. Essa prática não é indicada, pois o sistema é interrompido, já que o óleo não irá lubrificar da mesma forma como deveria.

Óleo do Motor
Divulgação

Escolha do óleo mais adequado

A escolha do óleo mais adequado para o motor do seu carro varia muito de acordo com algumas características:

1- A qualidade do óleo que já usa: se o carro tem tido sempre um bom funcionamento e continua nas mesmas condições e contexto, deverá mantê-lo

2- O tipo de óleo indicado no manual da documentação técnica do seu carro
Idade do automóvel e uso

3- Clima/temperaturas em que costuma circular

4- Para ter a certeza do melhor óleo a usar no seu carro, aconselhe-se com um mecânico experiente. Caso use o óleo incorreto, o seu motor poderá ficar danificado.

Óleo do Motor
Wega

Troca do Óleo do Motor deve ser feita a cada 10 mil quilômetros

O recomendado é que a troca de óleo do motor seja realizada a cada 10 mil quilômetros rodados ou 1 ano. Caso passe 1 ano desde a última substituição e o motorista não tenha chegado nessa quilometragem, a alteração do fluido deve ser feita da mesma forma.

Outro ponto que vale ser destacado é que a troca do lubrificante do motor deve sempre ser acompanhada da troca do filtro correspondente.

Serviço:

Centro Automotivo EPRON

Mecânica de Carros na Av. Cidade Jardim, 5990

Telefone: (12) 98220-5517

Instagram

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja ainda:

Veganos são uma parcela cada vez maior no País

Setor automotivo comemora dados de Julho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp