Informação & Inovação

Oscar: 6 filmes brasileiros disputam a estatueta

Oscar

Oscar: A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta semana a lista com os seis filmes nacionais pré-selecionados, para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na premiação do Oscar 2023.

Os filmes que seguem na disputa e são destaques são:

*”A mãe” foi o grande vencedor do Festival de Gramado realizado no início do mês, deixando o evento com os Kikitos de melhor filme (pelos júris oficial e da crítica), ator, atriz coadjuvante e ator coadjuvante, além de uma menção honrosa pelo trabalho do ator Adanilo.

*”Marte um” também foi premiado no festival realizado no Rio Grande do Sul, nas categorias melhor filme pelo júri popular, roteiro e trilha sonora, além de um prêmio especial do júri. A produção foi exibida no Festival de Sundance no início do ano.

No total, seis longas-metragens disputam o direito de representar o Brasil por uma indicação a melhor filme internacional na 95ª edição do Oscar.

Ocsar
Divulgação

28 longas-metragens inscritos no Oscar

Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primeira vez, a eleição será realizada em dois turnos. Na próxima segunda-feira (5), será anunciado o escolhido, entre os seis pré-selecionados.

Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primeira vez, a eleição será realizada em dois turnos.

Confira abaixo a lista de filmes definida pela Academia Brasileira de Cinema:

  • A Mãe, de Cristiano Burlan;
  • A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky;
  • Carvão, de Carolina Markowicz;
  • Marte Um, de Gabriel Martins;
  • Pacificado, de Paxton Winters;
  • Paloma, de Marcelo Gomes.

Oscar, criado em 1927, é a principal cerimônia que premia anualmente as melhores produções cinematográficas do cinema norte-americano e mundial.

O Oscar (The Academy Awards ou The Oscars) é a mais famosa premiação de cinema que existe no mundo. E edição 2023 ocorre no dia 12 de março.

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja ainda:

Concessionárias que não reduzem conta de luz, Governo cobrará multa diária de 10 mil

Rock in Rio: O que você não pode levar no evento?

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp