Informação & Inovação

O que é Compensação ou Expediente Bancário?

Atenção trabalhador

Com a inovação das formas de pagamento, muita gente fica em dúvidas com a chamada “Compensação Bancária” e “Expediente Bancário” que influenciam diretamente na transação financeira.

Se há o pagamento de uma conta por aplicativo, esta terá esta data confirmada na operação, mesmo que seja um sábado, domingo ou feriado? Se eu receber um depósito neste mesmo tipo de transação a compensação será automática?

Para esclarecer algumas dúvidas preparamos este material para te ajudar a entender melhor como um Banco funciona no fim de semana e feriados, e não ter prejuízo ao pagar juros.

Pagamento
Febraban

*Como funciona o expediente bancário?

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionam nos dias de Natal e de ano-novo por exemplo. Documentos vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Da mesma forma no sábado e domingo.

*Recebi um depósito fora de dia útil. O dinheiro vai cair na hora na conta?

Não. Em situações onde o envelope é colocado na sexta após o encerramento das atividades do banco, fica caracterizado como fim de semana. Nesse caso, semelhante ao que ocorre aos sábados e domingos, o valor é processado no próximo dia útil, se for uma segunda, o prazo para liberação do valor é até a terça feira.

Mas se o depósito for feito via PIX é concluído na hora. Quem manda o dinheiro só precisa da chave do favorecido, que pode ser um e-mail, o número do celular, o CPF ou uma senha aleatória. O Pix não tem tarifa.

*Minha conta vence num sábado, se eu pagar pelo aplicativo neste dia o pagamento será executado na hora?

Segundo a Febraban, como nestes dias não há expediente bancário e, portanto, a compensação de pagamentos, este só será efetivado no próximo dia útil, da mesma forma. Ainda assim o órgão aconselha o pagamento de contas que vencem nos fins de semana a serem pagas pelos caixas eletrônicos, Internet Bankings e Casas Lotéricas.

Pagamento
Sindicato

*Como funciona a Compensação Bancária?

Compensação bancária é o tempo que o dinheiro do seu pagamento leva para cair em uma conta. Esse prazo existe para que o banco tenha tempo de analisar valores e confirmar os dados. Caso esteja tudo certo, a operação é aprovada e seu pagamento é confirmado (é o que chamamos de “dar baixa no pagamento”).

Pagamento atrasado, como funciona os juros?

*O pagamento de uma conta com vencimento em um feriado ou fim de semana deve ser feito no próximo dia útil sem encargo ou multa. … Caso o devedor não efetuar o pagamento da prestação no primeiro dia útil subsequente, os juros de mora só podem ser cobrados a partir desse dia útil.

Finalmente a Febraban diz que o prazo de compensação do pagamento pode variar de 2 a 3 dias úteis, mas é importante verificar com o banco emissor o tempo que a compensação pode levar.

Por Apvale.News – Robson Soares

Veja também:

Auxílio Brasil já está sendo pago pelo Governo

LGPD: Saiba a importância desta Lei no Brasil

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp