Informação & Inovação

Pagamento por Pix requer muito cuidado

Pagamento por Pix

Pagamento por Pix: A utilização de aplicativos de transporte já é realidade de parte dos brasileiros. Dentre as principais empresas, destaca-se a UBER.

Fundada em 2010, a empresa já conta com usuários e motoristas em 71 países do mundo, estando presente em mais de 500 cidades do Brasil, que já conta com 1 milhão de motoristas e 22 milhões de usuários.

Segundo a própria empresa, o objetivo da plataforma é “aproximar pessoas e revolucionar o modo de se movimentar nas cidades.

Seja para uma viagem de carro ou para fazer as compras do supermercado, a Uber usa a tecnologia para dar às pessoas o que elas querem, quando e onde elas precisam”.

Pagamento por Pix
Divulgação

Pagamento por Pix…

Em 24 maio de 2022, a empresa passou a aceitar nova modalidade de pagamento instituída pelo Banco Central, o PIX .

O Pix foi lançado em 2020, e, desde então, diversos produtos puderam ser pagos através desse arranjo tecnológico que permite a liquidação instantânea das transações entre contas.

Ainda no ano de lançamento da modalidade , a então diretora geral da Uber no Brasil, Claudia Woods ofereceu a experiência de pagamento para tornar a vida dos usuários mais fácil com auxílio da tecnologia.

Assim como os aplicativos de transporte, o PIX já faz parte da rotina dos brasileiros. A novidade adotada pela Uber, por sua vez, trouxe novas preocupações para o consumidor.

Se o usuário foi cobrado indevidamente pelo motorista do aplicativo, e pagou em duplicidade pelo PIX, o ideal é que entre em contato com Uber, para que a empresa avalie a prática fraudulenta e responsabilize o motorista.

Se sua vulnerabilidade já foi prevista há mais de três décadas, quando o CDC a instituiu em face dos fornecedores, observam-se num mercado de consumo marcado pela inovação e tecnologia novas práticas abusivas que podem aumentar tal vulnerabilidade.

Pagamento por Pix
Divulgação

Pagamento por PIX no UBER

A Uber permite pagamento através de diversas modalidades, como dinheiro, cartões de crédito e débito, carteiras digitais e PIX.

O usuário consegue optar pela modalidade de pagamento instantâneo tanto na página inicial do aplicativo, em “Pagamentos”, quanto após selecionar o destino, em “Opções de Pagamento”.

Após confirmar a viagem, o usuário que optou pelo pagamento via PIX é redirecionado a uma nova página, onde é gerada chave pix, código utilizado para pagamento no aplicativo de conta transacional do usuário.

Basta colar esse código na aba do PIX do aplicativo do banco do usuário para que a corrija seja confirmada.

Pagamento por Pix
Divulgação

Como pedir estorno do Pix Uber?

No final da tela, toque em “Solicitar ajuda com viagens”. Depois, pressione a opção “Revisar minha taxa de cancelamento”. O processo para o seu reembolso será iniciado através de um chat com o suporte da empresa.

ApVale News: Robson Soares com a Proteste

Veja ainda:

Ensino médio deve ter mudanças no Brasil

Mbappé, Messi e Neymar. Qual o futuro dos craques?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp