Informação & Inovação

PANC em destaque na culinária Brasileira

PANC

PANC: A Planta Comestível Não Convencional tem se destacado no cardápio de pessoas concentradas em alcançar uma alimentação mais saudável.

O baixo custo e o fácil cultivo tem atraído mais restaurantes que se especializam em trabalhar com o produto, uma vez que estamos falando até dos matinhos espalhados pelas calçadas.

Como saber se uma planta é PANC?

Vale dizer que nem toda planta que você encontra por aí é comestível, já que uma grande variedade de vegetais é tóxica ao nosso organismo. Para saber mais sobre o assunto e conhecer quais espécies são seguras para consumo, acesse este link.

PANC
Reprodução

O termo surgiu de um artigo publicado em 2008 por botânicos da UFRGS, mas conquistou popularidade apenas em 2014, com o lançamento de um guia sobre o tema — Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil.

Ele é responsável por informar aspectos nutricionais e ensinar receitas com mais de 350 vegetais antes não consumidos pela população.

O livro Local Food Plants of Brazil argumenta que a maior biodiversidade na alimentação é a base de um sistema alimentar mais sustentável, principalmente levando em consideração a segurança alimentar nutricional, resistência às mudanças climáticas, dietas melhores e maior resiliência a pragas.

PANC
Reprodução

Pode comer qualquer uma?

Um ponto positivo das PANC é que, por serem locais, elas são mais resistentes, o que dispensa o uso de agrotóxicos. Vale lembrar que você não pode comer qualquer PANC, plantada em qualquer lugar. Acontece que a poluição é muito prejudicial.

Os especialistas recomendam não consumir plantas que estão em canteiros de ruas muito movimentadas. Nesses casos, a dica é cortar um ramo com flor e deixar na água até que ela solte sementes, e só então plantar em um vaso ou no quintal.

ApVale News: Robson Soares com Embrapa

Veja ainda:

Tarifa de energia elétrica deve subir 5,6%

Cesta de Natal vai pesar no Bolso do consumidor

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp