Informação & Inovação

Pesca do Camarão tem proibição chegando ao fim

Pesca do Camarão

Está acabando a proibição de pesca do Camarão. A determinação nacional que restringia a colheita do fruto do mar (para preservação da espécie) neste ano teve o período de 1° de março até o dia 31 de maio.

Uma tradicional cerimônia  de Barcos vai marcar o fim do Defeso do Camarão neste domingo (29) em Caraguatatuba a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba.

A cerimônia que é realizada pela Prefeitura Municipal, é considerada o pontapé inicial para o Festival do Camarão, que será realizado de 15 a 24 de julho na Praça da Cultura, no Centro da cidade.

Pesca do Camarão
PMC

Procissão na Pesca do Camarão

Os pescadores participam da procissão terrestre, onde os fiéis carregam o andor com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes, após serem abençoados pelo padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha.

Acompanhados pela Banda Municipal Carlos Gomes durante o cortejo a pé, eles seguem para os barcos enfeitados, saindo da praia do Camaroeiro em procissão marítima, passando pela Prainha e Martin de Sá.

Pesca do Camarão
PMC

Homenagem

Durante a cerimônia ‘Barcos ao Mar’ também será homenageado o pescador Luiz Antônio de Assis.

Luiz Antônio de Assis, 55, nasceu em 15 de janeiro de 1967, na cidade de São José dos Campos.  Filho de João de Assis e Maria Ione de Siqueira, mudou-se para Caraguatatuba quando ainda era bebê.

Luiz Antônio tem um irmão: Ivens Roberto de Assis e uma irmã adotiva: Maria Lucia Fernandes de Miranda, também moradores de Caraguatatuba.

Pesca do Camarão
PMC

Consumidor ainda deve ter cuidado na hora da compra

O consumidor que quiser comprar camarão tem que exigir do vendedor um documento chamado Declaração de Estoque, onde ele comprova que o camarão foi pescado anteriormente ao dia 28 de fevereiro.

Ao comprar o camarão congelado, evite os que estiverem limpos ou descascados, pois isso faz o camarão perder o sabor e a textura, além de deixar a carne exposta para estragar.

Camarões devem ter cheiro de água salgada e esse deve ser o único odor percebido. Inspecione o camarão descongelado.

Áreas brancas, duras e numerosas indicam queimadura por congelamento, tornando impróprio para o consumo.

No defeso, quem for flagrado desrespeitando a Instrução Normativa IBAMA nº189/2008, pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca.

Serviço

Cerimônia ‘Barcos ao Mar’

Data: 29 de maio (sábado)

Horário: 10h

Local: Avenida Dr. Arthur Costa Filho, Centro (final da praia do Camaroeiro)

Por Apvale.News – Robson Soares coma prefeitura

Veja ainda:

IBGE faz pesquisa sobre homossexuais e bissexuais

Bernie Ecclestone (ex-CEO da F1) é preso em São Paulo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp