Informação & Inovação

Plano de Saúde: Sabia que seu Pet pode ter um?

Plano de Saúde

Sabia que seu Pet pode ter Plano de Saúde? Eles são bem semelhantes aos planos de saúde para humanos, porém, têm um detalhe não muito favorável, ainda não possuem uma regulamentação específica aprovada pelos órgãos competentes.

“A regulamentação para o mercado pet tramita hoje no Congresso, com o Projeto de Lei 2.888/19, que visa regulamentar o funcionamento de empresas que operam planos de assistência à saúde animal”, avisa Rodrigo Alexandre, especialista da fundação Proteste.

Isso faz com que não haja regras que permitam uma equalização entre os planos.

Veja: CSI é destaque em passeio do City Tour

Para se ter uma ideia, a associação encontrou cinco formas diferentes de prestação desse serviço, que pode ser oferecido tanto por clínicas veterinárias quanto por empresas (inclusive, em conjunto com algumas seguradoras).

Entre elas, todas têm em comum o fato de disponibilizarem uma rede credenciada para atendimento – e alguns planos só atendem dessa forma.

Plano de Saúde
Pet friendly and grooming concept.

Plano de Saúde e os diferenciais

A partir daí é que vêm os diferenciais: há produtos que aceitam reembolso; outros trabalham com coparticipação; uns limitam o valor máximo anual gasto com o uso do plano e por cada procedimento.

Por último, existem planos que fazem um misto dessas modalidades. Além disso, alguns impõem quantidade limite de utilização anual.

Igualzinho ao dos humanos, o plano de saúde pet também tem carências (para consultas e castração, por exemplo) e exclusões. É preciso ficar atento a isso antes de assinar o contrato.

Se você ficou interessado em contratar para seu pet, informe-se bem antes sobre a rede de atendimento.

Nem todos os planos oferecem a opção de reembolso

Há modalidades que só trabalham com rede própria ou com clínicas credenciadas, e nem todos os planos oferecem a opção de reembolso se você levar seu bichinho ao veterinário de costume.

Plano de Saúde
Divulgação

Avalie também o âmbito territorial, porque alguns só atendem por estado, enquanto outros têm cobertura nacional. Por último, procure saber se a cobertura oferecida atende às suas necessidades.

Considere os seguintes procedimentos como o mínimo necessário: consulta de emergência, consulta padrão, vacina anual (V8), hemograma (check-up), castração, internação, exames para diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico para doenças congênitas.

ApVale News com Robson Soares, Proteste

Carnaval fora de época é destaque em Caraguá

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp