Informação & Inovação

Preços sobem 0,62% em junho segundo a FGV

Receita Federal

Preços sobem: O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 0,62% em junho, apontou nesta quinta, 7, o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), um resultado abaixo do 0,69% obtidos em maio.

O indicador serve para calcular a inflação aos produtores e compara preços coletados entre o dia 1º e o último do mês de referência com os do mesmo período do mês imediatamente anterior.

Preços sobem
Divulgação

IGP-DI acumula alta e preços sobem

O IGP-DI acumula alta de 7,84% em 2022 e 11,12% nos últimos 12 meses. Em junho de 2021, o índice havia subido 0,11% e acumulava elevação de 34,53% em 12 meses.

A desaceleração foi puxada pelos preços das commodities, de acordo com André Braz, coordenador dos Índices de Preços do Ibre.

Preços sobem
Divulgação

Risco de recessão

“O recuo dos preços de grandes commodities abre espaço para a desaceleração da inflação ao produtor. O risco de recessão em grandes economias contribui para o recuo dos preços do milho (de -0,10% para -3,30%), do minério de ferro (de -4,61% para -1,63%) e da soja (de 2,76% para -0,81%),” afirmou Braz.

Entre os componentes do IGP-DI, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 0,44% em junho, sendo que no mês anterior havia avançado 0,55%, e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,67% em junho, contra 0,50% em maio.

Por Apvale.News – Robson Soares com FGV

Veja ainda:

Confira o resultado do Sisu para o segundo semestre

Feriado no Estado: O que funciona?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp