Informação & Inovação

Problemas com dívidas? Confira como resolver…

Problemas com dívidas

Problemas com dívidas: Para começar 2023 com o pé direito e deixar as dívidas para trás, organizar sua vida financeira não é difícil, mas é preciso ter foco. Algumas coisas requer atenção e planejamento, como as listadas abaixo.

Após contrair a dívida e não quitá-la, o seu nome (inscrição no CPF) pode ser cadastrado junto aos órgãos de proteção ao crédito. Os mais populares são o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa (Serviços de Assessoria S.A.).

Esses órgãos enviam informações aos estabelecimentos e instituições bancárias que você tenta efetuar uma compra ou pedir um empréstimo ou um cartão de crédito.

Pessoas que possuem dívidas em seu CPF têm maior dificuldade (ou até mesmo impossibilidade) de conseguir empréstimos, financiamentos e cartão de crédito, abrir conta em banco ou assumir um cargo em concurso público.

Vale destacar que esse critério precisa estar descrito no edital do concurso. Se você está inadimplente, esse é o momento de acabar com suas dívidas.

Problemas com dívidas
EBC

Problemas com dívidas: Como deixar a inadimplência para trás?

Pagar as dívidas pode parecer um tanto assustador, principalmente para quem já as acumula há muito tempo ou pior, nem sabia que estava inadimplente.

Para reverter esse quadro, é muito importante ter força de vontade e organização para finalmente quitar seus débitos.

Problemas com dívidas
Reprodução

Faça um mapeamento das dívidas

Você já sabe o quanto está devendo? Se não, essa deve ser a sua prioridade. Hoje em dia, já é possível consultar os órgãos de proteção ao crédito como o SPC e o Serasa de forma gratuita e fácil, pela internet mesmo.

Mapeie todos os débitos que constam no seu CPF e faça uma lista ou planilha para ajudar você a se organizar.

Talvez esse momento seja um pouco estressante, mas não entre em desespero: com organização, você conseguirá sair da inadimplência. Esse é só o primeiro passo.

Problemas com dívidas
Reprodução

Organize seu orçamento

Conhecendo suas dívidas, já é possível organizar o seu orçamento para começar a quitá-las. Coloque no papel as suas receitas, ou seja, quanto você recebe – incluindo salário, renda extra e outras fontes de renda – contas fixas e gastos mensais.

Para isso, você pode contar com a ajuda de uma planilha, ou pode anotar em um caderninho mesmo. O importante é anotar, para que você possa ver o seu orçamento, quanto entra e quanto sai. Nesse planejamento, não esqueça de incluir também as suas dívidas atrasadas.

Auxílio Brasil é pago
Divulgação

Crie metas para resolver os problemas com dívidas

Você já mapeou suas dívidas e organizou seu orçamento, colocando seus ganhos e gastos no papel? Agora, é hora de criar suas metas financeiras.

Elas te ajudam a alcançar seus objetivos, pois os tornam mais claros e precisos. A dica para tornar as metas efetivas é dividi-las em curto, médio e longo prazo. Assim, fica mais fácil de alcançá-las.

Em alguns momentos do ano, os órgãos de proteção ao crédito e até mesmo os próprios estabelecimentos ou instituições oferecem descontos que tornam a dívida muito menor, aproveite a oportunidade.

ApVale News: Robson Soares com Serasa

Leia também:

Madonna volta aos palcos do mundo

São Sebastião te espera nestas férias

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp